BATE-PAPO PELA INTERNET

Camilo Santana confirma concursos para sete órgãos da administração estadual

Por Marcelo - Em 28/12/2021 às 8:02 PM

O governador Camilo Santana realizou nesta terça-feira (28), um balanço das ações realizadas pelo Governo do Ceará este ano, os concursos públicos realizados, bem como respondeu aos internautas, durante o último bate-papo com a população, pela internet, deste ano. Ele também confirmou a realização de sete concursos públicos no ano que vem.

Camilo Santana garantiu outras melhorias salariais para os servidores          Foto: Divulgação

“Este ano fiz concurso para a Funsaúde, com seis mil vagas. Fizemos para a Polícia Militar, com duas mil vagas, e autorizei chamar três mil, para que a gente possa garantir os compromissos com os Batalhões do Raio e ampliação da Segurança Pública. Fiz para a Polícia Civil, foram 500 vagas, Pefoce com 170 vagas e para a Sefaz. Estou fazendo para a Procuradoria-Geral do Estado. Chamei a última turma do Corpo de Bombeiros, mais 204 homens já estão na Academia fazendo o treinamento. E também convoquei mais 2.500 professores do último concurso e 247 oficiais da Polícia Militar”, disse.

Para o próximo ano, o gestor garantiu que, além da nomeação dos aprovados no último concurso da Ematerce, marcada para 3 de janeiro, serão realizados novos concursos para a Universidade Estadual do Ceará; Universidade Estadual Vale do Acaraú; Universidade Regional do Cariri; Superintendência Estadual do Meio Ambiente; Secretaria do Desenvolvimento Agrário; Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, e Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos.

Camilo projetou, ainda, que existe a possibilidade de outras áreas do Governo do Ceará terem concursos públicos. E anunciou o rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que beneficiará os professores da rede estadual de ensino. A previsão é que o pagamento seja realizado no mês que vem. Mais detalhes serão divulgados em breve.

Mais benefícios

Outros benefícios citados, desta vez para motoristas, foram o novo Refis e o desconto no IPVA 2022. “O IPVA geralmente tinha desconto de até 5% para quem pagava à vista. Agora, vai ser 10% para quem paga à vista, e 5% no parcelado. A gente mudou para melhorar”, destacou. Além disso, quem participa do Sua Nota Tem Valor, programa da Sefaz, poderá ter mais 5% de desconto no IPVA. Dessa forma, o pagamento à vista com bônus de pontuação máxima do Sua Nota Tem Valor resultará em até 15% de redução do valor do IPVA, enquanto o parcelado poderá chegar a 10%.

Ao final, o chefe do Executivo estadual fez uma avaliação de ações desenvolvidas para minimizar os efeitos do segundo ano de pandemia na vida dos cearenses. Mesmo diante dos desafios, o Ceará não deixou de apresentar números positivos, principalmente na geração de novos postos de trabalho.

“Graças a Deus estamos terminando o ano com um saldo positivo de empregos, aliás, no mês de novembro foram gerados 12.654 novos empregos no Ceará com carteira assinada. O saldo acumulado já é de mais de 84 mil postos com carteira assinada. O esforço que o Estado tem feito é atrair novas empresas e construir galpões. Criamos o Mais Empregos Ceará, que paga metade do salário mínimo para os novos contratos nas empresas do Ceará”, completou Camilo Santana.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder