Templo de ideias e criatividade

Ana Martins e artistas convidados abrem a exposição “O Que nos Ilumina?” na Casa de José de Alencar

Por Viviane Ferreira - Última Atualização 26 de julho de 2023

Whatsapp Image 2023 07 25 At 14.25.39

Ana Martins

A neurocientista e terapeuta Ana Martins, mesmo já tendo participado de outras exposições, celebra sua estreia oficial como artista multimídia, apresentando a exposição “O que nos ilumina?”.

E como um movimento de diálogo e troca, ao invés de fazer uma mostra individual para esse momento, ela resolveu convidar outros artistas para participar da exposição. Andréa Dall’Olio, Jacinta Cavalcante, J. Siebra, Laureen Houllou, Lia Sanders, Sandra Montenegro, Silânia Cavalcante e Veridiana Brasileiro, foram os nomes escolhidos por Ana, para uma exposição que flui como uma correnteza incessante.

 

Whatsapp Image 2023 07 25 At 14.25.39 (3)

Sandra Montenegro, Andréa Dall’Olio, Lauren Houllou, Jacinta Cavalcante, Ana Martins e Silânia Cavalcante.

“O que nos ilumina?”, foi gestada nos últimos 09 meses, e se apresenta, tendo o corpo humano e suas estruturas, como “pano de fundo”, seja por meio de performances que exploram movimentos e gestos, ou como suporte para obras visuais que desvelam a beleza e a complexidade da forma humana.

A partir desse fio condutor que é o corpo, as diversas vozes artísticas, dialogam, fundem-se, fazendo nascer obras individuais e coletivas, numa profusão de linguagens artísticas, que se entrelaçam. São pinturas, esculturas, instalações, fotografias, performances e outras formas de expressão, que objetivam fazer o público construir o seu próprio sentido sobre a mostra.

Ana Martins, considera a exposição de arte, “como um templo de ideias e criatividade”, e é dentro desse contexto, que a mostra “O Que nos Ilumina?” emerge, numa torrente de expressões artísticas que transpassam as barreiras de múltiplas linguagens, abordando questões incisivas, profundas. “Essa empreitada coletiva transcende as fronteiras convencionais, convidando artistas de diferentes formações e origens a se amalgamarem em um processo colaborativo, cuja culminância é verdadeiramente extraordinária”, afirma Andréa Dall’Olio Hiluy, que além de curadora, assina o design da mostra.

A expografia de “O que nos ilumina?” foi formatada como um labirinto, com cores variadas, e ao adentrar esse espaço de sensações, os visitantes deparam-se com um percurso que os conduz por uma variedade exuberante de tons e matizes, onde cada obra parece revelar uma paleta única e expressiva. As cores, diante dos olhos dos espectadores, envolve-os em uma sinfonia cromática que instiga profundas emoções. À medida que continuam sua jornada, encontram espaços de silêncio cromático, momentos de ausência de cores que desafiam sua percepção. Esses vazios destacam-se como pausas reflexivas, convidando os observadores a contemplarem o impacto que a falta de cores pode ter em suas percepções e emoções.

“O Que nos Ilumina?” transcende os contornos de uma mera exposição de arte. É um convite para explorar as camadas mais profundas da existência humana, para perscrutar e refletir sobre o mundo que nos envolve. Trata-se de um espaço de convergência entre artistas e espectadores, onde a arte assume o papel de ferramenta transformadora e conexiva.

Esta mostra coletiva é um testemunho vívido da capacidade intrínseca da arte de sobrepujar fronteiras, de amalgamar indivíduos e de desvelar verdades universais. Ao perambular pelas obras, o espectador é imerso em uma atmosfera de inspiração e descoberta, emergindo com uma nova perspectiva sobre si mesmo e sobre o mundo.

 

Serviço

Exposição “O Que nos Ilumina? ” – Abertura : 29 de julho de 2023, sábado, das 09h às 14h. Período visitação: 29 de julho a 07 de outubro de 2023. Horário de visitação: Segunda à sexta-feira, de 8h às 17h; aos sábados, de 08h às 12h.

Local: Casa de José de Alencar, sala Valdelice Girão (Av. Washington Soares, 6055).

Informações e agendamentos Telefone : (85) 3366.9276

Acesso gratuito e aberto a todos os públicos.

Mais notícias

Ver tudo de Notas