Mesmo com intervenção,

Obra na Avenida Heráclito Graça não solucionará alagamentos em chuvas intensas, afirma secretário

Por Redação In Poder - Em 16/01/2025 às 2:19 PM

Foto: Divulgação / Prefeitura de Fortaleza

O secretário de Infraestrutura de Fortaleza, André Daher, esclareceu nesta quinta-feira, 16, que a obra em andamento na Avenida Heráclito Graça, iniciada na gestão do ex-prefeito José Sarto (PDT), não será suficiente para resolver os problemas de alagamentos em casos de chuvas mais intensas.

Em entrevista, Daher afirmou: “A obra atenderá pequenas e médias precipitações, mas tem um gargalo que é o riacho Pajeú, por onde o reservatório acumula e o riacho escoa até o mar, próximo do Marina Park. Essa desobstrução do canal é indispensável para que funcione”. Ele também explicou que, embora o sistema ajude a reduzir os problemas em chuvas menores, as precipitações mais fortes continuarão a causar alagamentos.

De acordo com o secretário, a solução proposta pela obra não elimina o problema nas chuvas intensas. “Na obra do reservatório é feita uma acumulação já na captação. Antes do reservatório, até as pequenas precipitações causavam um transtorno imenso na região. Agora, nas pequenas e médias chuvas, resolverá o problema. Mas nas chuvas mais intensas, aquelas com muita água em pouco tempo, enfrentaremos o problema de rapidamente encher os reservatórios e a água transbordar para as laterais”, afirmou Daher, destacando que a melhoria será visível nas precipitações menores, mas a dificuldade será evidente nas grandes chuvas.

Apesar da obra ser uma solução parcial, o secretário afirmou que ela ainda causará transtornos à população e ao comércio. “Infelizmente, é uma obra que traz seus transtornos, mas nas grandes precipitações enfrentaremos os mesmos problemas, não tão intensos porque fica uma acumulação no subsolo, mas continuaremos tendo esses transtornos nas grandes chuvas”, concluiu Daher. As declarações foram dadas em entrevista à rádio O Povo CBN.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder