PRODUÇÃO LOCAL
Alckmin anuncia revisão de ex-tarifários para fortalecer a indústria nacional
Por Redação - Em 22/04/2025 às 3:06 PM

Alckmin afirmou que a medida busca garantir que os benefícios de isenção de impostos sejam aplicados apenas a produtos que realmente não são fabricados no país
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou nesta terça-feira (22) que o governo brasileiro realizará uma revisão na lista de ex-tarifários. Esses produtos, que atualmente pagam tarifas de importação reduzidas, são aqueles não fabricados no Brasil. A revisão visa excluir da lista os itens que já possuem produção nacional, com o objetivo de fortalecer a indústria local.
Durante sua visita à Automec, feira internacional do setor de autopeças, Alckmin afirmou que a medida busca garantir que os benefícios de isenção de impostos sejam aplicados apenas a produtos que realmente não são fabricados no país. “A indústria brasileira está em um bom momento, e queremos fortalecer ainda mais essa estrutura. O que nós produzirmos aqui, não podemos mais importar com isenção de impostos”, disse o vice-presidente.
A decisão ocorre após o crescimento da indústria de transformação brasileira, que superou o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no ano passado, com uma alta de 3,8%, contra 3,4% da economia geral. A expectativa é que a revisão da lista de ex-tarifários contribua para um ambiente mais competitivo e favoreça o desenvolvimento de setores chave da economia nacional.
Mais notícias
entretenimento




























