COMÉRCIO EXTERIOR
Brasil passa a exportar bovinos vivos para reprodução à Turquia
Por Redação - Em 29/04/2025 às 11:39 AM

Atualmente, o Brasil já exporta bois vivos para a Turquia, mas destinados ao confinamento e abate
O Brasil ganhou um novo mercado para exportação de bovinos vivos, agora voltados para reprodução, com a Turquia anunciando a abertura para esse tipo de produto. A novidade foi confirmada por Luís Rua, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, durante a abertura da 90ª Expozebu, evento realizado em Uberaba (MG).
Atualmente, o Brasil já exporta bois vivos para a Turquia, mas destinados ao confinamento e abate. A estimativa é que o novo mercado para reprodução movimente US$ 300 milhões anuais, consolidando a Turquia como o terceiro maior comprador desse tipo de produto.
Rua destacou que a Turquia enfrenta problemas sanitários com seus principais fornecedores, como Estados Unidos e União Europeia, o que cria uma oportunidade para o Brasil expandir suas exportações. O país também tem avançado em outras frentes, como a certificação sanitária com a Índia e a abertura do mercado africano para produtos bovinos.
Com 351 novas aberturas de mercado já registradas em 2025, o Brasil segue ampliando seu espaço no comércio internacional de produtos do agronegócio.
Mais notícias
BANCO CENTRAL




























