redução de filas
Camilo mobiliza 45 hospitais universitários em mutirão que fará mil cirurgias no sábado
Por Aflaudisio Dantas - Em 02/07/2025 às 3:03 PM

Camilo Santana fez anúncio ao lado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha Foto: Vinicius Loures Câmara Dos Deputados
O ministro da Educação, Camilo Santana (PT) anunciou que no próximo sábado, (5), ocorrerá um dos maiores mutirões de atendimentos médicos e cirúrgicos já promovidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com a participação direta dos 45 Hospitais Universitários federais espalhados pelo país. A ação integra o programa “Agora Tem Especialistas” e é coordenada pelos ministérios da Saúde e da Educação. À frente da mobilização, Camilo, tem reforçado a importância da articulação entre saúde pública e ensino superior para garantir atendimento de qualidade à população e formação prática para os futuros profissionais da área. Ele também ressalta que o evento será uma oportunidade para reduzir filas de espera no SUS.
“Estamos colocando a estrutura dos Hospitais Universitários a serviço da população. São mais de 7.800 atendimentos e mais de 1.000 cirurgias em um único dia, realizados por meio do SUS, com foco em reduzir filas e promover dignidade para quem mais precisa”, afirmou o ministro.
A iniciativa será realizada simultaneamente em todas as regiões do Brasil, com início às 9h da manhã. Os procedimentos incluem cirurgias eletivas de média e alta complexidade, exames e consultas especializadas. A mobilização é viabilizada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao MEC, que administra os hospitais universitários federais.
A ação também se insere em um esforço mais amplo do governo federal para acelerar diagnósticos e tratamentos em áreas críticas da saúde, incluindo a oncologia, cardiologia e oftalmologia. O programa “Agora Tem Especialistas” prevê a ampliação do acesso a consultas, exames e cirurgias, com foco na eficiência e regionalização do atendimento.
Mais notícias
GOVERNO DIGITAL



























