ITA E LABOMAR

MEC formaliza novos investimentos no ensino superior do Ceará com foco em tecnologia e ciências do mar

Por Marlyana Lima - Em 21/07/2025 às 3:27 AM

S1a3038

Solenidade contará com a presença do ministro da Educação Camilo Santana – Foto: Divulgação

O ministro da Educação, Camilo Santana, participa na manhã desta segunda-feira (21) de uma cerimônia na Base Aérea de Fortaleza para oficializar novos investimentos na educação superior do Ceará. O evento marca a assinatura da ordem de serviço para o início das obras da segunda etapa do novo campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no estado.

A expansão da renomada instituição de ensino foi anunciada em janeiro de 2024 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e agora avança com a formalização desta nova fase, que promete reforçar o papel do Ceará como polo estratégico de formação tecnológica e inovação aeroespacial.

Durante a cerimônia, também será assinado o termo de autorização para a entrega definitiva do imóvel da Superintendência do Patrimônio da União (SPU/CE) à Universidade Federal do Ceará (UFC). O espaço, localizado na Praia de Iracema, abrigará a nova sede do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e do Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN).

Estão confirmadas as presenças do chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, tenente-brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araújo; o governador do Ceará, Elmano de Freitas; o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; o reitor da UFC, Custódio Luís Silva de Almeida; e o diretor do núcleo ITA em Fortaleza, coronel aviador Tony Gleydson Barbosa Costa.

O novo campus do ITA e a ampliação da UFC representam investimentos estratégicos em formação de alto nível, pesquisa científica e tecnologia aplicada, especialmente em áreas de relevância para o desenvolvimento nacional, como aeronáutica, ciência do mar e sustentabilidade ambiental.

O evento reafirma o compromisso do governo federal com a valorização do ensino público superior e com a expansão de oportunidades para o Nordeste brasileiro.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder