descontos indevidos

Aposentados começam a receber avisos do INSS sobre ressarcimento

Por Aflaudisio Dantas - Em 27/07/2025 às 12:07 AM

Presidente Do Inss, Giberto Waller, Foto Agência Brasil

Presidente do INSS Gilberto Waller Foto: Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou nesta sexta-feira (25) o envio de mensagens pelo WhatsApp para mais de 1 milhão de aposentados e pensionistas informando sobre seu direito à restituição de descontos indevidos. Essa comunicação, realizada exclusivamente pelo canal oficial do Governo, não contém links, solicitações de documentos ou dados pessoais, reforçando a segurança e a transparência da ação.

O objetivo principal é alertar beneficiários que ainda não aderiram ao acordo de ressarcimento, facilitando o acesso à devolução por meio do aplicativo “Meu INSS” ou nas agências dos Correios habilitadas. O comunicado encerra com uma pergunta ao beneficiário, que poderá optar por continuar a receber notificações oficiais sobre o processo.

O ressarcimento se refere a descontos irregulares realizados por associações e entidades representativas entre março de 2020 e março de 2025. Apesar de estarem previstos antes, muitos beneficiários desconheciam ou não autorizaram essas cobranças, incentivando contestações por parte do INSS.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business