Governo do Ceará formaliza Consórcio para impulsionar o desenvolvimento sustentável no sertão dos Inhamuns
Por Marlyana Lima - Em 06/08/2025 às 3:09 PM

Secretário da SDE, Domingos Filho, presidiu o encontro com representantes do novo Consórcio – Fotos: Divulgação
Em um movimento estratégico para fortalecer o desenvolvimento regional, o Governo do Ceará acaba de lançar o Consórcio de Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Sertão dos Inhamuns, reunindo nove municípios com o objetivo de promover políticas públicas compartilhadas voltadas para as especificidades do semiárido cearense.
A iniciativa, articulada pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), formaliza a união entre Aiuaba, Arneiroz, Catarina, Independência, Novo Oriente, Parambu, Pedra Branca, Quiterianópolis e Tauá. Esses municípios enfrentam desafios relacionados ao clima, ao regime de chuvas e às condições do solo, e agora contarão com um instrumento coletivo para viabilizar soluções de forma conjunta.
Durante o lançamento, realizado na sede da SDE, foram definidos os cargos diretivos do novo consórcio. A prefeita de Quiterianópolis, Juliana Abreu, foi eleita presidente. A composição ainda inclui a prefeita de Pedra Branca, Ivonete Braga (1ª vice-presidente); o prefeito de Arneiroz, Monteiro Filho (2º vice-presidente); o prefeito de Novo Oriente, Eduardo Coelho (secretário-geral); e o prefeito de Catarina, Renan Guedes (tesoureiro).

Durante a reunião, cada município apresentou suas principais vocações econômicas
O secretário da SDE, Domingos Filho, que presidiu o encontro, celebrou o avanço: “Trata-se de um instrumento legal que reúne os líderes municipais para um objetivo comum: o desenvolvimento econômico do Sertão dos Inhamuns. Sob a confiança do nosso governador Elmano de Freitas, cada liderança precisará fazer sua parte, sendo um facilitador para que o desenvolvimento chegue a cada município da região”.
Durante a reunião, cada município apresentou suas principais vocações econômicas. Gestores de órgãos vinculados à SDE também participaram, destacando parcerias e oportunidades.
O presidente da Adece, Danilo Serpa, reforçou o apoio da instituição. “Seguindo as orientações do governador Elmano de Freitas, a Adece se coloca à disposição do consórcio para contribuir com a viabilidade de ações e implantação de políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento regional”, acrescentou.
O presidente da Adagri, Elmo Aguiar, também destacou a relevância do consórcio: “Como já fui gestor municipal, sei da relevância deste consórcio para debater as principais dificuldades. A Adagri tem avançado muito e tem a missão de cuidar da sanidade animal e vegetal, como um órgão de defesa agroecológica”.

O evento de lançamento foi realizado na sede da SDE
Representando o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, o presidente Max Quintino apontou o potencial da região para receber investimentos: “Temos grandes negócios e projetos, um leque de oportunidades de desenvolvimento econômico que podem favorecer os municípios”.
Mais notícias
Cuidado Integrado




























