UNIDADE MULTIMARCAS
Elmano de Freitas acelera, em São Paulo, a implantação do Polo Automotivo no CE
Por Marcelo Cabral - Em 16/08/2025 às 10:30 AM
O governador Elmano de Freitas e o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa, reuniram-se em São Paulo, com a diretoria da Comexport, maior empresa voltada ao comércio exterior do Brasil. O encontro teve como pauta o andamento do Polo Automotivo do Ceará, que será instalado no município de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Reunião em São Paulo visa acelerar o projeto no Ceará Foto: Ascom/Adece
Com investimento inicial de R$ 400 milhões, o projeto se consolida como a primeira planta multimarcas do País, e deverá gerar, já em sua fase inicial, cerca de 250 empregos diretos. A expectativa é que a unidade produza 80 mil veículos híbridos e elétricos por ano, contando com os incentivos fiscais do programa federal Mobilidade Verde e Inovação (Mover).
Após a reunião, realizada nesta sexta-feira (15), o governador destacou a relevância estratégica do empreendimento. “Uma iniciativa que vai impulsionar a nossa economia, atrair novos investimentos e gerar oportunidades para os cearenses. Seguimos trabalhando para transformar o Ceará em uma referência nacional no setor automotivo e ampliar nossa presença no mercado internacional, com mais empregos, tecnologia e desenvolvimento para o Estado”.
Pensando nessa mesma linha estratégica de expansão industrial no Estado, Danilo Serpa ressaltou a importância do encontro. “Estamos nos ajustes finais para que possamos anunciar, em breve, as primeiras marcas que integrarão o polo. É motivo de grande orgulho tirar do papel um sonho que vai gerar empregos altamente qualificados para o Ceará”, afirma o presidente da Adece.
Responsável pela gerência operacional do projeto, a Adece tem na Comexport a sua parceira âncora. Já se instalaram no Brasil, por intermédio da empresa com sede em São Paulo, marcas de peso do setor automotivo, entre elas Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford, Volvo, GM, Toyota, Higer, Chery, Volkswagen e Porsche.
Mais notícias
agenda brasileira




























