NO HOTEL GRAN MARQUISE

Lide Ceará discute os rumos da economia com o secretário Fabrízio Gomes

Por Marcelo Cabral - Em 27/08/2025 às 5:01 PM

Fabrízio Gomes reforçou a relevância da aproximação e do diálogo entre o governo e a iniciativa privada

A economia cearense esteve no centro das discussões do café-debate promovido pelo Lide Ceará, realizado nesta quarta-feira (27), e que contou com a participação de Fabrízio Gomes, titular da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-CE). Sob o tema ‘Diálogo público-privado na aglutinação de forças pós-tarifaço e pós-reforma tributária’, o encontro reforçou a importância da aproximação entre governo e empresariado na busca por soluções conjuntas para os desafios atuais.

O evento, realizado no Hotel Gran Marquise, reuniu lideranças de diferentes setores da economia, refletindo o caráter multissetorial do Lide Ceará, que ampliou o debate para além das exportações para os Estados Unidos. Foram incluídas, também, áreas como logística e serviços – segmentos que vêm sentindo de perto os efeitos das recentes mudanças fiscais e regulatórias.

Necessidade de articulação coordenada

Na ocasião, a presidente do Lide Ceará, Emília Buarque, destacou a urgência de um diálogo estratégico e coordenado entre os setores público e privado. “O impacto do ‘tarifaço’ não se restringe aos exportadores, mas alcança todo o ecossistema que orbita ao redor dessas empresas, como o setor de logística, por exemplo. Já no caso da reforma tributária, o grande gargalo é o fim dos incentivos fiscais, pois ainda não há clareza quanto ao modelo de compensação previsto”, destaca.

Ela ressaltou a postura atenta e comprometida do Governo do Estado diante das incertezas. “O Ceará tem a sorte de contar com lideranças públicas que prezam pela continuidade da governança e do equilíbrio fiscal, sempre abertas ao diálogo. O secretário Fabrízio Gomes é um exemplo desse espírito, e estou convicta de que, em conjunto, poderemos construir alternativas eficazes para os desafios que se impõem”, afirma.

Governo próximo ao setor produtivo

Fabrízio Gomes reiterou o compromisso da Sefaz-CE com a escuta ativa das demandas empresariais. “O Governo do Estado e a Secretaria da Fazenda mantêm, historicamente, uma relação de proximidade com o setor privado, ouvindo suas necessidades. Iniciativas como a do Lide são fundamentais para alinhar as agendas econômicas e fortalecer a cooperação entre os dois lados. Assim, poderemos garantir que o Ceará continue avançando em desenvolvimento, geração de renda e qualidade de vida para sua população”, salienta.

Integrantes do Lide Ceará com o palestrante da manhã de hoje, no Hotel Gran Marquise

Mais notícias

Ver tudo de IN Business