Primeira vez

TJCE escolhe três mulheres para lista tríplice do TRE-CE

Por Julia Fernandes Fraga - Em 05/09/2025 às 11:11 AM

Tjce1

Sessão do Pleno dessa quinta, 4, formou lista tríplice do TRE-CE apenas com mulheres. Foto: Sara Parente/Ascom TJCE

Pela primeira vez, o Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) escolheu três mulheres para compor a lista destinada à vaga de membro titular, da classe de juristas, no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). 

Ao todo, 17 candidatos disputaram a vaga, sendo eleitas, nessa quinta-feira (4), as advogadas Fernanda Dourado Aragão Sá Araújo Mota (31 votos), Luciana Melo Madruga Fernandes Arruda (28 votos) e Joyceane Bezerra de Menezes (27 votos).

Mulheres em maioria

Para o presidente do TJCE, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, a candidatura de dez advogadas mostra a força da presença feminina na advocacia. Ele lembrou, ainda, que em 93 anos de existência, somente duas mulheres ocuparam vaga de jurista no TRE-CE.

“É muito significativo que a maioria das candidaturas sejam de mulheres. Não é comum. Isso já é uma vitória para as mulheres que atuam na advocacia, que atuam em todas as áreas. E hoje me considerei um privilegiado em assistir tantas mulheres subirem à tribuna e falarem de uma maneira tão genuína, tão autêntica e tão rica para esse colegiado”, elogiou.

O decano do TJCE, desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha, também ressaltou a qualidade das candidaturas.

“Tivemos muita felicidade porque não estamos fazendo aqui escolhas apenas pelo aspecto do gênero, mas todas essas advogadas que se inscreveram têm excelente currículo e têm atuação brilhante, quer na área acadêmica ou na advocacia”, completou.

Equidade de gênero

A presidente do TRE-CE, desembargadora Maria Iraneide Moura Silva, única mulher atualmente entre membros efetivos e suplentes, defendeu a formação da lista tríplice como avanço na política de equidade de gênero do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A desembargadora disse, ademais, que o TJCE serve de exemplo para outros tribunais, pois conta com mais de 40% de mulheres no 2º Grau.

Trâmites

O TRE-CE é formado por sete membros: dois desembargadores estaduais (presidente e vice-presidente/corregedor eleitoral); dois juízes estaduais, indicados pelo TJCE; um juiz federal, designado pelo TRF5; dois juristas, eleitos a partir de lista tríplice do Judiciário estadual; e um procurador regional eleitoral.

Agora, a lista tríplice será enviada ao Tribunal Regional, que a encaminhará ao TSE, em Brasília. Em seguida, caberá à Presidência da República nomear uma das advogadas para ocupar a vaga, aberta com a saída do jurista Francisco Érico Carvalho Silveira. 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder