TRAJETÓRIA DE SUCESSO
Apiguana comemora seus 60 anos com festa destacando a tradição e a inovação
Por Marcelo Cabral - Em 11/09/2025 às 4:31 PM

Francisco Lavanery fundou a Apiguana há 60 anos e sempre teve atuação forte Fotos: Divulgação
Com uma trajetória marcada por conquistas, inovação e sólidas parcerias, a Apiguana chega aos seus 60 anos e prepara uma celebração à altura dessa história de sucesso no comércio cearense. Ao longo de seis décadas, a Apiguana construiu uma reputação de credibilidade e inovação em seu setor, consolidando parcerias estratégicas e alcançando resultados expressivos. A celebração dos 60 anos não é apenas um marco temporal, mas também um tributo a toda a trajetória de conquistas que a empresa escreveu ao lado de colaboradores, clientes e parceiros.
Com o tema ‘Tradição e inovação’, o evento acontece nesta sexta-feira (12), às 19 horas, no Ideal Clube, em Fortaleza, reunindo convidados especiais. A comemoração promete ser mais do que um simples encontro festivo, será um momento para homenagear a história da instituição, reforçar conexões valiosas e brindar ao futuro.
“A empresa nasceu em 1965, fundada por meu pai Francisco Lavanery Sampaio Wanderley, que este ano completou 90 anos de vida. Ele teve o estímulo dos pais, que também eram comerciantes e ao morar em Recife, trabalhou numa loja de ferramentas. Depois retornou ao Ceará e passou a fabricar e comercializar mosaicos e pias de marmorite. Teve um posto de combustíveis e montou a loja Autopeças Guanabara com um tio, que não progrediu”, explica o empresário Lavanery Campos Wanderley.
Atuação em diferentes segmentos
Francisco Lavanery foi sócio de uma empresa italiana, Cesari, que atuava no ramo de asfalto, mas após vender sua participação, acabou abreviando o nome da antiga empresa para Apiguana, e iniciou sua trajetória de sucesso. Passou por outros endereços no Centro de Fortaleza, até consolidar a matriz na Avenida Duque de Caxias e abriu filiais na Capital, Maracanaú e Pecém. Chegou a ter uma loja em Salvador e outra em São Paulo, que foram fechadas por questões circunstanciais.
Hoje, a Apiguana também vende peças e máquinas no atacado, que já representa 40% do faturamento da rede, com 50 representantes atuando em todo o Estado, além do e-commerce, que foi iniciado há seis anos e vem numa crescente. “Temos mais de 20 mil itens entre ferramentas e equipamentos – domésticos e industriais – comercializadas em quatro lojas, além de um Centro de Distribuição. E estamos inaugurando uma nova área de vendas na matriz, com mais 1.000 m², para melhor atender a novas empresas, inclusive data centers, que estão chegando ao Ceará”, destaca.

Lavanery Wanderley, Francisco Lavanery, Rafael Wanderley e Pedro Braga comandam na Apiguana
“Estamos chegando aos 60 anos e nos preparando para mais 60. Adquirimos um novo sistema operacional, trabalhando sempre com foco no cliente e na qualificação dos nossos colaboradores. Estamos com uma gestão profissionalizada, tendo o Pedro Braga como nosso CEO, e tanto eu na área comercial, quanto meu irmão Rafael (diretor Operacional), atuamos em conjunto. O faturamento anual está na casa de R$ 200 milhões, com pretensão de uma expansão de 20% no ano que vem, inclusive trazendo marcas próprias via importação”, destaca Lavanery Wanderley.
Mais do que relembrar conquistas, o evento será um convite para celebrar novos caminhos e perspectivas rumo ao futuro. Ao reunir sua história com o olhar voltado para a inovação, a Apiguana reafirma seu compromisso em continuar construindo uma jornada de impacto e relevância no mercado.
Mais notícias
agenda brasileira




























