DESEMPENHO EXPRESSIVO

PIB do Ceará cresce 3,86% no segundo trimestre e fica acima da média nacional

Por Marcelo Cabral - Em 17/09/2025 às 6:34 PM

Economia cearense segue avançando com alta performance                            Foto: Divulgação/Casa Civil

O Ceará voltou a se destacar no cenário econômico nacional ao registrar um crescimento de 3,86% no Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre de 2025, desempenho superior à média brasileira, que avançou 2,2% no mesmo período. Os dados foram divulgados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

Em suas redes sociais, o governador Elmano de Freitas celebrou o resultado, atribuindo o avanço à sinergia entre o poder público e o setor produtivo. “Nosso PIB cresceu 3,86% no segundo trimestre de 2025, em relação ao mesmo período de 2024, bem acima do crescimento nacional, que foi de 2,2%. Esse resultado é fruto de muito trabalho e parcerias com o setor produtivo, garantindo mais investimentos, empregos e oportunidades para os cearenses. O trabalho não para”, destaca.

Ainda na tarde desta quarta-feira (17), o Ipece promove uma coletiva de imprensa para detalhar os números da economia cearense. A análise apresentará o desempenho dos três setores que compõem o PIB – Indústria, Serviços e Agropecuária -, com destaque especial para este último, que se consolidou como principal vetor de expansão no período.

Resultado por setores

Dentre os três setores que compõem o PIB do 2TRI25, o melhor resultado no Ceará, comparado com igual período de 2024, ficou com a Agropecuária, que teve alta de 17,73%, superando o resultado brasileiro, de 10,1%. O segundo melhor desempenho, na mesma comparação, ficou com Indústria (3,54%), bem acima do Brasil, de 1,1%, e, finalmente, Serviços, com 2,94%, também superando a média nacional, de 2,0%.

O crescimento da economia cearense no segundo trimestre superou, inclusive, os resultados de São Paulo, de 0,4%; da Bahia, de 2,1%, e do Espírito Santo, de 3,4%. O PIB do Ceará, no primeiro trimestre deste ano, de 4,18%, já tinha também superado o índice baiano, de 3,2% naquele período, bem como o número paulista, que foi de 2,3%. Os dados sobre o PIB estadual já podem ser acessados, na íntegra, na página do Instituto.

A previsão do PIB do Ceará para 2025 é de um crescimento de 3,15%, resultado que é superior àsegunda revisão realizada este ano, no mês de junho, que foi de 2,78%. Mais uma prova de que as políticas píblicas voltadas ao setor produtivo cearense têm sido acertadas e com impactos positivos. (Atualizado às 18h34 para inserção de informações)

Mais notícias

Ver tudo de IN Business