TURISMO AQUECIDO
Aviação doméstica alcança 8,7 milhões de passageiros em agosto e mantém 12 meses de crescimento
Por Redação - Em 22/09/2025 às 4:11 PM

Para o Ministério do Turismo, os dados confirmam a recuperação e expansão da aviação brasileira
O transporte aéreo nacional registrou em agosto de 2025 o maior número de passageiros já contabilizado para o mês desde o início da série histórica da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Foram 8,7 milhões de viajantes em rotas domésticas, resultado que também marca 12 meses consecutivos de crescimento no setor.
Na comparação com agosto de 2024, o volume de passageiros cresceu 8,5%. Para o Ministério do Turismo, os dados confirmam a recuperação e expansão da aviação brasileira. “O avanço demonstra a confiança do público em viajar dentro do país e o papel do turismo na geração de renda e empregos”, destacou o ministro Celso Sabino.
O relatório da Anac também mostra que São Paulo permanece como o maior polo aéreo do Brasil, concentrando as rotas mais movimentadas. Entre janeiro e agosto deste ano, o trecho São Paulo–Rio de Janeiro liderou com 4,7 milhões de passageiros, seguido por São Paulo–Paraná (4,4 milhões) e São Paulo–Santa Catarina (3,8 milhões).
A perspectiva para a alta temporada é de mais voos e maior circulação de turistas. As companhias aéreas já anunciaram mais de 111 mil viagens extras para o verão, ampliando a conectividade entre os destinos.
Entre as iniciativas que estimulam essa expansão está o programa “Conheça o Brasil: Voando”, parceria do Ministério do Turismo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), voltado a fortalecer rotas regionais, aumentar o fluxo de passageiros e fomentar novos negócios no setor.]]
Mais notícias
Conexão Criativa



























