Academia Cearense de Direito
Desembargador Parente e Pompeu Vasconcelos se tornam nesta segunda membros honorários
Por Julia Fernandes Fraga - Em 29/09/2025 às 5:05 PM

CEO do Grupo IN será um dos novos membros honorários da Aced. Foto: Montagem/Arquivo Portal IN
Acontece hoje, 29 de setembro, a Solenidade de Posse de Membros Honorários da Academia Cearense de Direito (Aced), no Auditório Unifanor Dunas, em Fortaleza.
O evento, conduzido pelo presidente da Aced, Roberto Victor Pereira Ribeiro, oficializará a entrada de três novos acadêmicos honorários: desembargador Antônio Parente; comodoro Pompeu Vasconcelos; e o jurista Paulo Henrique Portela.
A cerimônia contará ainda com a saudação do acadêmico Acelino Pontes aos novos membros.
O presidente Roberto Victor afirmou que “a Academia se regozija com o ingresso dos três nobres Acadêmicos Honorários. Cada um com brilhantismo em sua área”.
“Desembargador Parente como um grande farol a brilhar na justiça laboral, integrando o TRT 7ª Região; o Comodoro e Empresário Pompeu Vasconcelos sinônimo de elegância, fidalguia e competência; e o Jurista e Professor Paulo Portela considerado uma das maiores referências em Direito Internacional no Brasil. A Academia Cearense de Direito ganha muito em ter esses três notáveis homens públicos.”, completou.
Um dos três homenageados, Pompeu Vasconcelos, engenheiro civil, jornalista, CEO do Grupo IN de Comunicação e comodoro do Iate Clube de Fortaleza, falou sobre o significado pessoal da homenagem.
“Em minha trajetória profissional, sempre busquei contribuir, dentro das minhas áreas de atuação, para fortalecer a integração entre o Direito, a comunicação e a sociedade. Ver esse trabalho ser valorizado me dá ainda mais energia para seguir nesse caminho. Esse reconhecimento é uma honra”, ressaltou.
Sobre a Academia Cearense de Direito
A Academia Cearense de Direito (Aced) foi instalada em 2017 já sob a presidência de Roberto Victor Ribeiro. Entre os primeiros empossados estava o Procurador-Geral do Estado, Juvêncio Vasconcelos Viana, tendo como patrono o professor José Albuquerque Rocha. Na ocasião, o então governador Camilo Santana recebeu o título de sócio-honorário da instituição.
A Aced é formada por professores, advogados, magistrados, membros do Ministério Público, procuradores, parlamentares e bacharéis em Direito. Atualmente, reúne 40 patronos efetivos, de caráter vitalício, além de membros correspondentes no Brasil, Argentina, Uruguai e Portugal. O professor Raimundo Bezerra Falcão é presidente de honra.
Desde a criação, a Aced tem como objetivos aprofundar os estudos do Direito, aperfeiçoar o ensino jurídico no Estado e difundir a cultura jurídica. Entre as ações destacam-se visitas a escolas públicas, realização de palestras e colóquios sobre juristas cearenses e a instalação da Escola Cearense de Direito em sua estrutura.
Mais notícias
Impacto econômico




























