Aproximação

Reunião virtual desta segunda entre Lula e Trump foi “positiva”, afirma Haddad

Por Julia Fernandes Fraga - Em 06/10/2025 às 12:13 PM

Lulatrump1

Presidentes conversaram por videoconferência nesta segunda, 6. Foto: Montagem/PR/Instagram

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou, por videoconferência, com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na manhã desta segunda-feira (6). Lula estava acompanhado do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), do assessor especial Celso Amorim e dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação). Segundo Haddad, o diálogo foi “positivo”. O ministro afirmou que o Palácio do Planalto divulgará uma nota oficial com detalhes sobre o encontro.

De acordo com fontes do Itamaraty, o contato foi acertado entre o governo brasileiro e a Casa Branca durante o fim de semana. A conversa virtual durou cerca de meia hora e, segundo interlocutores, teve como objetivo “manter a porta aberta para o diálogo”.

Contexto

A conversa ocorre em um momento de tensão diplomática entre os dois países, após o governo norte-americano impor uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, medida que afeta cerca de 36% das exportações ao mercado dos Estados Unidos. Outro ponto de atenção é o impasse orçamentário nos Estados Unidos, que levou ao início de um “shutdown” — paralisação parcial de serviços públicos — após o Congresso e a Casa Branca não chegarem a um acordo financeiro.

A possibilidade de um encontro entre os dois presidentes havia sido anunciada no mês passado, durante a 80ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Na ocasião, os dois presidentes se cumprimentaram brevemente. “Aquilo que parecia impossível deixou de ser impossível e aconteceu”, disse Lula na ocasião. Trump, por sua vez, afirmou que houve uma “boa química” entre ambos.

Segundo informações do Estadão, está em análise a realização de uma reunião presencial até o fim do mês, durante a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), na Malásia, evento em que ambos confirmaram presença.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder