"Paixão pelo Ceará"
Governo cearense lança campanha para valorizar cultura e humor no Dia do Nordestino
Por Julia Fernandes Fraga - Em 08/10/2025 às 3:34 PM

A região Nordeste tem paisagens diversas, incluindo as serras como Guaramiranga, no Ceará. Foto: GovCE
Em celebração ao Dia do Nordestino, nesta quarta-feira (8), o Governo do Ceará lança a campanha “Paixão pelo Ceará”, com foco em exaltar o orgulho cearense e reconhecer o humor como parte essencial da identidade cultural do Estado. O evento ocorre às 18h30, no Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS), com a presença do governador Elmano de Freitas (PT) e de secretários estaduais.
A iniciativa governamental utiliza o humor como linguagem de valorização da cultura e do cotidiano, destacando personagens e expressões típicas que refletem o modo criativo e leve do povo cearense. Segundo o Executivo, o humor é uma das principais marcas da cultura popular local, responsável por revelar talentos e movimentar eventos e plataformas digitais.
Devem ser anunciadas também novas ações de fortalecimento do setor humorístico, reconhecendo sua importância artística, econômica e turística.
Mais cedo, porém, as redes sociais do Governo do Ceará já divulgaram vídeos em homenagem à data, nos quais se tem a participação da drag queen Deydianne Piaf, convidando o público a declarar amor pelo estado:
Ver essa foto no Instagram
E outro, que utiliza cenas que representam o Nordeste, mostrando paisagens, pessoas e símbolos culturais, enquanto uma narração fala sobre o orgulho de ser nordestino:
Ver essa foto no Instagram
Surgimento
O Dia do Nordestino é celebrado em 8 de outubro em referência tanto ao poeta Catulo da Paixão Cearense quanto a Patativa do Assaré. A celebração decorre, inicialmente, de uma lei municipal instituída na cidade de São Paulo, em 2009, para homenagear Patativa. No entanto, apesar de a lei ter sido revogada em 2019 e transferida para 2 de dezembro, 0 8 de outubro permaneceu simbólico para os estados nordestinos.
Já em 2024, o Senado Federal aprovou um Projeto de Lei que oficializa o Dia do Nordestino no calendário nacional, proposto pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA). Independentemente de datas, o Dia do Nordestino visa reconhecer a contribuição do povo nordestino para a cultura brasileira e combater o preconceito, celebrando uma região marcada pela diversidade e pela força de sua identidade cultural.
Mais notícias
escala 6x1




























