Foco na sustentabilidade

Governo do Ceará lança no Iate Clube a 9ª edição da Feira do Conhecimento

Por Julia Fernandes Fraga - Em 14/10/2025 às 5:12 PM

Fdc2025

Governo do Ceará apresentou a FdC 2025 nesta terça, 14. Fotos: Ascom Secitece

A nona edição da Feira do Conhecimento (FdC) foi lançada oficialmente nesta terça-feira (14), em evento realizado no Rooftop do Iate Clube de Fortaleza. A cerimônia reuniu autoridades, pesquisadores, empreendedores e representantes do ecossistema de inovação do Ceará. Neste ano, o evento tem como tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, destacando o papel da ciência e da tecnologia na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável.

Para a titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Sandra Monteiro, “a Feira do Conhecimento é um espaço de conexão entre pessoas, ideias e propósitos”. “Este ano, o tema ‘Planeta Água’ nos convida a refletir sobre a relação entre ciência e meio ambiente, reforçando o compromisso do Ceará com a sustentabilidade e com o futuro do planeta”, afirmou.

O idealizador da Feira e secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda, também esteve presente e ressaltou que “a cada edição, a Feira tem se posicionado como um dos principais instrumentos de popularização do saber científico, alcançando milhares de cearenses e promovendo a democratização do conhecimento”.

Fdc20252

Feira 2025 leva o tema “Planeta Água”

Detalhes da programação

Com 9 mil m² de área de exposição, a FdC 2025 reunirá mais de 200 expositores e 80 horas de programação gratuita, incluindo competições, exposições e atividades interativas nas áreas de Games, Robótica, Ciência e Empreendedorismo.

Estão previstas palestras com nomes reconhecidos, como Joselma Oliveira, empresária e fundadora da Pardal Sorvetes; Renata Saldanha, bailarina e vencedora de reality show; Amyr Klink, navegador e escritor; Gabriela Prioli, advogada e apresentadora; e Felipe Castanhari, youtuber e apresentador.

Mas uma das principais novidades é a exposição imersiva “Planeta Água”, desenvolvida em parceria com o Labomar/UFC e produzida pela Terravista e F3. O espaço convida o público a vivenciar ecossistemas marinhos por meio de projeções, sons e experiências sensoriais sobre o oceano e as mudanças climáticas.

A Feira também apresentará atividades como o Torneio de Robótica, E-Sports, Ceará Faz Ciência, Salão do Inventor, Ceará Awards, Corrida Pra Cego Ver, Exibição Ceará Jogos, além de espaço dedicado a museus, como o Museu de História Natural, Museu Bojogá, Museu do Ceará e Ecomuseu Natural do Mangue.

Realização

Promovida pelo Governo do Ceará, por meio da Secitece, a Feira acontecerá de 6 a 8 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, com entrada gratuita. Consolidada como um espaço de popularização da ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo, a FdC reúne público de todas as idades em experiências imersivas e educativas.

O patrocínio em 2025 fica a cago do Sebrae, Senai-CE, Horizon e Banco do Nordeste, e apoio da Funcap. O evento tem ainda parcerias com Assespro CE/Seitac, UCEG, Ascende Jogos, Cagece, Etice, Iris, Loucos por Games, Pixels, Labomar/UFC, IFCE e Fiocruz.

Serviço

Feira do Conhecimento (FdC) 2025

Data: 6 e 8 de novembro

Local: Centro de Eventos do Ceará

Mais informações: www.feiradoconhecimento.com.br 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder