OPORTUNIDADES DO POWERSHORING
BNB sedia seminário sobre investimentos sustentáveis e baixo carbono no Nordeste
Por Marcelo Cabral - Em 15/10/2025 às 2:24 PM
A Região Nordeste reúne condições excepcionais para liderar a transição energética do Brasil rumo a uma economia de baixo carbono, consolidando-se como polo estratégico para investimentos em energias limpas e indústrias sustentáveis. Para a profundar o diálogo sobre o tema, o Consórcio Nordeste, o Banco do Nordeste (BNB) e o Instituto Clima e Sociedade promovem, no próximo dia 23, o seminário ‘Como escalar e acelerar os investimentos sustentáveis no Nordeste: As oportunidades do Powershoring’, na sede do BNB, situada no bairro Passaré, em Fortaleza.

Governador Elmano de Freitas participará da abertura do evento
Com 78% da capacidade instalada de energia eólica e solar do País, alia abundância de recursos renováveis a custos competitivos, além de contar com localização geográfica privilegiada, infraestrutura logística robusta e mão de obra qualificada. Esses fatores tornam o Nordeste especialmente atrativo para indústrias verdes e setores de difícil descarbonização – como siderurgia, fertilizantes e químicos -, bem como para atividades ligadas às cadeias de valor da energia renovável. Isso vale, inclusive, para minerais críticos, baterias e combustíveis de baixo carbono.
Seminário estratégico e relevante
O encontro reunirá especialistas nacionais e internacionais, além de representantes estratégicos dos setores público e privado, para debater caminhos concretos para ampliar investimentos, gerar empregos qualificados, promover inclusão e diversidade, e enfrentar os desafios da transição energética. O governador Elmano de Freitas participará da abertura do evento, às 9 horas, junto com Rafael Fonteles, presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí; Aldemir Freire, diretor de Planejamento do BNB; Maria Netto, diretora Executiva do Instituto Clima e Sociedade.
Ao longo do seminário, serão discutidos temas estruturantes para o futuro da economia verde na região, entre eles:
- Estratégias regionais e visão internacional do Brasil para consolidação da agenda de Powershoring;
- Perspectivas de investidores, mecanismos de financiamento e mitigação de riscos para ampliar os investimentos sustentáveis;
- Marcos institucionais, clusters industriais de baixo carbono e ecossistemas portuários como vetores de desenvolvimento e descarbonização;
- O papel da filantropia e da cooperação internacional na construção de uma agenda comum para o Powershoring.
Acelerar investimentos, consolidar oportunidades
Os painéis têm como objetivo fortalecer a capacidade regional de criar um ambiente de negócios favorável, estruturar projetos qualificados e desenvolver instrumentos financeiros inovadores que alavanquem recursos nacionais e internacionais.
Esse esforço articulado pode consolidar o Nordeste como uma plataforma estratégica de investimentos sustentáveis, fomentando negócios verdes, estimulando parcerias de longo prazo e impulsionando soluções tecnológicas alinhadas às vocações regionais.
Mais notícias
Conexão Criativa



























