GOVERNANÇA E LOGÍSTICA
Equipe do Complexo do Pecém participa de evento global de gestão portuária
Por Marcelo Cabral - Em 15/10/2025 às 7:56 PM
Representantes do Complexo do Pecém participaram do Programa de Gestão Portuária promovido anualmente pelo Porto de Roterdã. A comitiva foi formada por Michel Mourão, diretor de Operações da ZPE Ceará; Wagner Monteiro, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho do Complexo do Pecém; e pelas analistas de Desenvolvimento Logístico Leilyanne Viana e Lígia Menezes.

Lígia Menezes, Leilyanne Viana, Michel Mourão e Wagner Monteiro durante o evento em Roterdã
O evento aconteceu na Holanda, que abriga um dos mais avançados e influentes Hubs logísticos do mundo. O treinamento abordou temas estratégicos para o futuro do setor, como transição energética, inovação, planejamento portuário, gestão de negócios e sustentabilidade, em um contexto de transformação global e crescimento acelerado das operações logísticas.
Para Michel Mourão, a experiência foi um estímulo para novas ações no Ceará. “Foi uma experiência desafiadora pelas possibilidades apresentadas e que ampliaram nossa visão e inspiraram novas iniciativas que podem ser aplicadas voltadas para o futuro tanto na ZPE Ceará, como no Porto do Pecém”, afirmou.
Estratégia de transição energética
Leilyanne Viana destacou o aprendizado sobre energia limpa. “O programa foi uma grande oportunidade para aprender e compartilhar experiências sobre o desenvolvimento de complexos industriais e portuários, além de compreender a estratégia de transição energética em andamento em Roterdã”, comentou.
Wagner Monteiro ressaltou a importância da troca com profissionais internacionais. “Mais do que o conteúdo técnico de excelência, o curso proporcionou um ambiente rico de troca e networking com profissionais de diversos portos e empresas. Essa conexão será essencial para fortalecer ainda mais nossa atuação em Saúde e Segurança do Trabalho no Porto do Pecém”, disse.
Já Lígia Menezes ressaltou a contribuição para sua pesquisa acadêmica. “Como pesquisadora de doutorado, reconheço que os conhecimentos e práticas observadas durante o programa contribuirão significativamente para o aprofundamento da minha pesquisa, especialmente na área de governança e transição energética no setor portuário”, afirmou.

Representantes de portos e complexos industriais de vários países do mundo participaram do programa
Mais notícias
Conexão Criativa



























