ALTA PERFORMANCE
Ceará consolida sua liderança no turismo nordestino e supera a média nacional
Por Marcelo Cabral - Em 21/10/2025 às 12:15 PM

Atividade turística cearense vem crescendo de forma consistente há meses Foto: Ascom/Setur-CE
O Ceará consolida sua posição de protagonista no turismo nordestino, registrando mais um mês de desempenho superior à média nacional. Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado alcançou uma expansão de 8,7% no volume de atividades turísticas em agosto de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O resultado coloca o Estado na liderança regional e entre as quatro melhores performances do Brasil.
O avanço consolida o terceiro mês consecutivo de liderança na Região Nordeste, reforçando o destaque do Estado no cenário nacional. O desempenho cearense supera com folga as médias dos demais estados nordestinos (5,6%) e até mesmo do País (4,6%), refletindo a força e a consistência das políticas públicas voltadas ao crescimento do setor.
Nos últimos 12 meses, o Ceará mantém alta acumulada de 8,7%, também acima das médias nacional (6,5%) e regional (5,6%). Na variação entre julho e agosto de 2025, o Estado avançou 0,9%, superando ligeiramente o índice nacional (0,8%). Tudo isso graças às ações de promoção do destino realizadas pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE), tanto em eventos no Brasil quanto no exterior.
Crescimento sustentado e políticas estratégicas
Os números confirmam o ritmo consistente de expansão do turismo cearense, resultado direto de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da conectividade aérea, investimentos em infraestrutura, promoção de grandes eventos e valorização dos destinos locais. Todas estas ações formam os pilares que vêm consolidando o Estado como uma das principais portas de entrada do turismo nacional e internacional no Nordeste.
Para o titular da Setur-CE, Eduardo Bismarck, o desempenho é reflexo de um trabalho planejado e de uma gestão voltada à eficiência e à integração do setor. “É muito gratificante ver o Ceará mantendo essa constância de crescimento. Isso mostra que o trabalho tem sido bem direcionado, do diálogo com o trade à atração de novos voos, que ampliam nossas conexões e fortalecem o turismo. Sob a liderança do governador Elmano de Freitas, seguimos focados em transformar o potencial do nosso Estado em resultados concretos para quem vive e trabalha com o turismo”, destaca o secretário.
Entenda a formação do índice
O Índice de Volume das Atividades Turísticas, elaborado pelo IBGE por meio da Pesquisa Mensal de Serviços, acompanha a variação na quantidade de serviços turísticos prestados no Brasil. Entre os segmentos avaliados estão:
* Transporte aéreo e rodoviário de passageiros;
* Serviços de hospedagem (hotéis, pousadas e resorts);
* Agências de viagens e operadoras de turismo;
* Serviços culturais, esportivos e de lazer;
* Aluguel de veículos voltados ao turismo.
Mais notícias
ATENDIMENTO A CLIENTES




























