Segmento sedan

Dirigi o Novo Cronos na versão precision 1.3. O sedan é econômico, tem desempenho e tem seu charme

Por Jota Pompílio - Em 28/10/2025 às 12:34 PM

D1d9b9b8 Ed65 42a0 962b F552b3ac001f

A mudança mais perceptível está na nova grade. Com isso, o modelo ganhou “um ar” mais esportivo.

Em Fortaleza (CE), cedido gentilmente pela montadora italiana, testei o sedan da Fiat, o Novo Cronos, a bordo de sua versão topo de gama, a Precision, com motor 1.3l, flex e câmbio automático. Olhando de uma forma rápida, percebe-se que a principal mudança está na grade dianteira, que é nova, e que ficou bem mais perceptível. Sem dúvida, ela dá mais esportividade para o sedan e o torna mais sedutor. As rodas também chamam atenção. Em relação ao design, ele não mudou de forma radical, mas você pode ver que o facelit agrada sim e pode decidir na hora da compra.

Cronos Precision My26 030 1536x1025

A bordo do Cronos Precision.

Para quem gosta de tamanho e viajar em finais de semana com sua família, o porta malas é enorme e cabe muita coisa: 525 litros! Na prática, um dos maiores do segmento. Só para comparar, o do sedan Toyota Corolla, o sedan mais vendido no mundo, tem 470 litros. De uma forma figurativa, no Cronos cabe mais uma mala média. Na cabine, apesar do entre-eixos pequeno (2,53 m), há um ótimo aproveitamento de espaço que garante folga a bordo até para quem vai no banco traseiro.

Dirigindo-o em rodovias, ruas, nota-se que a direção elétrica é ótima em manobras e no dia a dia, com ajuste direto. Na hora de fazer uma curva rápida, se comporta com segurança, sempre neutro e sem sustos. Também freia bem, apesar da simplicidade dos tambores traseiros. Aliás, o Cronos é dos mais simples na mecânica. É barato a sua manutenção o que é muito bom para o consumidor. Sua dirigibilidade é ótima!

A bordo, os acabamentos e o teto foram escurecidos e o modelo passou a ter espelhamento sem fio para o celular, que permite conectar ao Android Auto e Apple Carplay, sem a necessidade de usar cabos, tornando a experiência de condução ainda mais continua e diferenciada no modelo. Ainda no interior, a versão Precision passou a contar com 4 airbags de série.

Desempenho

De olho no consumo, o motor Firefly 1.3, aliado ao câmbio CVT, torna o Cronos um dos sedãs automáticos mais econômico do Brasil no uso urbano. Segundo números do Inmetro, o consumo vai de 12,6 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada com gasolina; 8,6 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada com etanol. Em ultrapassagens, depois de embalado, ele ultrapassa outros veículos numa boa.

Ah, para finalizar um detalhe estético: para combinar com o novo design do carro, além da minha versão de test, todas as versões receberam novas rodas. A versão topo de linha, essa que testei, Precision 1.3 AT, ganhou um novo design para suas rodas 16”, enquanto as versões Drive 1.3 AT e Drive 1.0, tiveram suas rodas em aço repaginadas. Além disso, todas as versões receberam retrovisores externos preto brilhante. Para quem tem uma família de quatro pessoas, um casal e dois filhos, o modelo torna-se uma ótima compra.

3cffd8a4 527c 4f21 9dd0 707c69a33643

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Road