BANCO CENTRAL

Concessões de crédito sobem 8,1% em setembro; inadimplência recua

Por Redação - Em 29/10/2025 às 2:45 PM

Real Brl, Moeda Corrente Do Brasil. Moedas De 1 Real E Cédulas Bancárias De 100 Reais Em Fotografia Macro. Economia Brasileira, Negócios E Finanças.

As operações com recursos livres, nas quais as condições são negociadas diretamente entre bancos e clientes, também registraram avanço de 8,1%

As concessões de empréstimos no Brasil cresceram 8,1% em setembro em relação a agosto, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (29) pelo Banco Central (BC). O estoque total de crédito no país alcançou R$ 6,844 trilhões, um aumento de 1,1% no período.

As operações com recursos livres, nas quais as condições são negociadas diretamente entre bancos e clientes, também registraram avanço de 8,1%, enquanto as operações com recursos direcionados, voltadas a setores definidos pelo governo, subiram 8,2%.

O BC apontou ainda uma leve melhora na inadimplência: no segmento de crédito livre, a taxa caiu de 5,4% para 5,3%. As taxas de juros médias recuaram — no crédito livre, passaram de 45,9% para 45,5%, e nos recursos direcionados, de 11,7% para 11,1%.

O spread bancário, que mede a diferença entre o custo de captação dos bancos e o valor cobrado dos clientes, também diminuiu, passando de 32,2 para 31,9 pontos percentuais nos recursos livres.

Os dados indicam uma melhora gradual nas condições de crédito e uma redução do custo dos empréstimos, em um cenário de política monetária mais favorável e queda das taxas básicas de juros.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business