NOVEMBRO AZUL
Rede ICC destaca avanços no tratamento e cuidados com a saúde masculina no CE
Por Marcelo Cabral - Em 03/11/2025 às 1:11 PM

Rede ICC é uma instituição de referência em tratamento oncológico no Nordeste Fotos: Divulgação
Novembro, mês de conscientização sobre o câncer de próstata, reforça a importância do diagnóstico precoce e da superação de tabus que ainda afastam muitos homens do acompanhamento médico. O alerta é fundamental: segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Ceará deve registrar 3.120 novos casos da doença por ano no triênio 2023–2025. No Brasil, são 71.730 novos casos anuais, com 17.093 mortes somente em 2023.
Quando identificado em estágio inicial, o câncer de próstata pode atingir índices de cura entre 90% e 95%. Mesmo assim, fatores como idade, maus hábitos alimentares, obesidade, tabagismo e predisposição genética continuam impulsionando sua incidência. O urologista da Rede ICC, Dr. Gabriel Oliveira, reforça que a ausência de sintomas não impede o avanço da doença e destaca a prostatectomia robótica como técnica segura e eficaz no tratamento.
Referência nacional em oncologia

Plataforma robótica Da Vinci realiza procedimentos menos invasivos
A Rede ICC Ceará, referência nacional em oncologia, tornou-se em outubro do ano passado, a primeira instituição do Norte e Nordeste a oferecer a cirurgia robótica a pacientes do SUS, ampliando o acesso a um tratamento mais preciso e menos invasivo. A tecnologia reduz sangramento, diminui o tempo de internação e melhora a preservação da continência urinária e da função sexual, fatores essenciais para a qualidade de vida.
O avanço regional antecedeu decisão do Ministério da Saúde, que em setembro deste ano incorporou, oficialmente, a técnica aos pacientes do SUS para casos de câncer de próstata localizado ou localmente avançado. Com o uso da plataforma Da Vinci Surgical System e com seu Centro de Formação em Cirurgia Robótica, a Rede ICC consolida-se como polo de excelência, unindo inovação, pesquisa e cuidado integral ao paciente oncológico.
A instituição se destaca, ainda, pela capacitação contínua de médicos em diversas outras especialidades cirúrgicas, como urologia, ginecologia, cirurgia torácica, cirurgia de cabeça e pescoço, e cirurgia abdominal. Além disso, fortalece o intercâmbio de conhecimento com outras instituições de ensino no Brasil e no mundo.
Considerada uma das maiores inovações tecnológicas na Medicina moderna, a cirurgia robótica apresenta vantagens importantes em relação às técnicas tradicionais, sendo um procedimento mais preciso e menos invasivo, permitindo alto desempenho na ressecção de tumores, e aumentando as chances de cura de pacientes oncológicos, uma vez que reduz a duração dos procedimentos.
Mais notícias
ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL NA CNI




























