EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO
Feira do Conhecimento 2025 representa a vitrine maior da inovação cearense
Por Marcelo Cabral - Em 06/11/2025 às 1:49 PM

Feira do Conhecimento deverá receber 30 mil pessoas no CEC Foto: Governo do Ceará
O Centro de Eventos do Ceará (CEC) abre, nesta quinta-feira (6), as portas para mais uma edição da Feira do Conhecimento (FdC) 2025, que segue até sábado e se consolida como o maior encontro de democratização da ciência, tecnologia, empreendedorismo e inovação do Estado – além de figurar entre os mais relevantes do Norte e Nordeste. Mais do que uma simples mostra, a FdC se afirma como um marco no calendário estadual: uma celebração vibrante e uma vitrine da excelência produzida no território cearense.
Realizada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), a feira chega à sua 9ª edição com expectativa de receber cerca de 30 mil visitantes ao longo dos três dias. O público terá acesso a uma programação ampla, que inclui a participação de mais de 200 instituições e marcas expositoras, palestras, oficinas, mostras científicas, experiências tecnológicas, jogos, robótica, astronomia, inclusão e inovação social.

Sandra Monteiro diz que a FdC busca um ambiente colaborativo
“A feira é, acima de tudo, um espaço de acesso ao conhecimento. Todas as atividades são gratuitas, o que permite que pessoas de diferentes idades e contextos sociais participem. Reunimos universidades, startups, empresas e instituições de ensino para criar um ambiente colaborativo e inclusivo, onde o público pode aprender, experimentar e se inspirar. É essa pluralidade que faz da FdC um dos principais eventos de popularização da ciência no Brasil”, destaca Sandra Monteiro, titular da Secitece.
Uma programação plural e potente
A solenidade de abertura contará com a presença do governador Elmano de Freitas e com o espetáculo ‘Mobilis’, do Balé da Edisca, que une arte, movimento e inspiração. Em seguida, palestras debatem educação e o uso de inteligência artificial em um mundo em transformação constante. Encerrando o primeiro dia, às 18 horas, o navegador e escritor Amyr Klink sobe ao palco com a palestra ‘Viagem de polo a polo’, na qual compartilha relatos de superação e aprendizados obtidos em suas expedições.
Na sexta-feira, a programação destaca a premiação ‘Ceará Faz Ciência’ e a ‘Olimpíada Cearense de Relatividade e Quântica’, celebrando jovens talentos da pesquisa e da inovação. O dia se encerra às 17h30 com o Ceará Awards, apresentado pelo humorista Luís Antônio Costa, no papel de sua personagem icônica, Aurineide Camurupim, reconhecendo iniciativas transformadoras que impactam o Estado.
Economia Azul em foco
A edição 2025 traz ainda uma programação inédita voltada à Economia Azul, reforçando o posicionamento do Ceará como referência nacional em inovação oceânica, sustentabilidade e bioeconomia marinha. Entre os temas em destaque estão a conservação do oceano, carbono azul, poluição plástica, pesca e aquicultura sustentáveis, cultura oceânica e inovação aplicada ao ambiente marinho.

Ana Threza Matos abordará a relevância dos esportes náuticos
Nesse contexto, cujo eixo central é ‘Planeta água: A cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território’, a diretora executiva da Athēná Esportes Náuticos, Ana Thereza Matos, apresentará a palestra ‘Movimento A: Da escola para o mar’. Ela abordará a relevância das práticas esportivas no ambiente marinho para a conservação do oceano e para o fortalecimento do turismo náutico em cidades costeiras como Fortaleza.
O último dia da feira contará com a Premiação OBMEP 2024, seguida do espetáculo infantil ‘O barquinho e o pescador’, de Evan Teixeira. Na parte da tarde, o grupo Ciência em Show retorna ao palco com o espetáculo ‘Loucos por Ciência’. A empresária e fundadora da Pardal Sorvetes, Joselma Oliveira, ministra a palestra ‘Empreendedorismo motivacional’, que antecede a Premiação de Robótica, o Salão do Inventor e a cerimônia dedicada aos Games. Para finalizar, o Bloco do Baqueta assume o palco celebrando, em ritmo festivo, o talento e a cultura cearense.
Mais notícias
EVENTO CONSOLIDADO




























