MERCADO IMOBILIÁRIO

Victa é a Construtora do Ano do Prêmio da Construção Civil do Sinduscon-CE

Por Marcelo Cabral - Última Atualização 21 de novembro de 2025

Vencedores do Prêmio da Construção 2025 e autoridades governamentais reunidos no palco do Teatro RioMar Fortaleza                                                                                        Fotos: Douglas Filho/Portal IN

O Teatro RioMar Fortaleza foi palco, nesta quinta-feira (13), de uma das noites mais marcantes da engenharia e do mercado imobiliário cearense. O Prêmio da Construção 2025, promovido pelo Sinduscon Ceará, reuniu centenas de empresários, arquitetos, engenheiros, corretores, gestores públicos e profissionais do setor para reconhecer projetos, empresas e lideranças que elevam o padrão da construção civil no Estado.

João Fiuza Filho recebeu o troféu de Construtora do Ano

O grande destaque da noite foi a Victa Engenharia, eleita Construtora do Ano e vencedora do Troféu Waldyr Diogo, consagrando-se na categoria mais aguardada do evento. Após a entrega do troféu ao empresário João Fiuza Filho, o ‘Joãozinho’, a equipe subiu ao palco em peso, celebrando o reconhecimento por sua excelência técnica, gestão de alto nível, compromisso com inovação e padrão construtivo que tem grande expertise no mercado cearense.

A edição deste ano contou com o apoio e patrocínio de Apodi, CEGÁS, Konstroi, CAU/CE, SENAI, SEBRAE, FIEC, Atacado Caixa, Caixa Econômica Federal e Governo Federal.

O presidente do Sinduscon Ceará e anfitrião da noite, Patriolino Dias, destacou a importância desta premiação para o setor construtivo do Estado, pois reconhece o valor de cada contribuição – individual ou coletiva. “Mais do que reconhecer talentos e conquistas, reafirmamos o nosso espírito de união e a nossa força coletiva. Esse prêmio é relevante por reconhecer quem realmente move o nosso setor. Saio aqui em defesa da meritocracia nas avaliações realizadas para escolher o vencedor de cada categoria. E vale destacar nosso compromisso com a inovação e o desenvolvimento sustentável“, afirmou.

Lideranças marcaram a cerimônia

A vice-governadora do Ceará, Jade Romero, representando o governador Elmano de Freitas que está participando da COP30, em Belém, destacou que mais de 51 mil novas empresas foram abertas em 2025 no Estado e que quase 13 mil delas estão ligadas diretamente à construção civil. “O setor que os senhores representam tem uma importância essencial para a redução das desigualdades e a geração de oportunidades de trabalho para os cearenses. O sucesso de vocês representa o sucesso do Ceará“.

Evandro Leitão, Patriolino Dias e Jade Romero durante a cerimônia

Por sua vez, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, também ressaltou a representatividade do setor construtivo para o desenvolvimento econômico e social da capital cearense. E fez questão de salientar a parceria existente entre a iniciativa privada e a administração municipal. “A construção civil é o maior empregador da nossa Capital. Ninguém faz nada sozinho: o poder público precisa das empresas, e as empresas precisam do poder público”.

Representando o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante – que está participando de um programa educacional internacional, em Lisboa, o diretor Administrativo-Financeiro da entidade, Edgar Gadelha, também marcou presença à cerimônia. Ele ressaltou a relevância do setor construtivo cearense no desenvolvimento econômico do Estado, pois diversos sindicatos filiados à FIEC, são formados por empresas que atuam na construção civil.

Mais homenageados da noite

Além do prêmio máximo de Construtora do Ano conquistado pela Victa, a noite foi marcada pela valorização de iniciativas transformadoras em áreas como arquitetura, responsabilidade social e desenvolvimento setorial. Afinal, a construção civil envolve uma série de atividades do setor produtivo e muitos deles têm relevância prioritária.

🏙️ Melhor Projeto Arquitetônico – Troféu CAU

Evandro Leitão, Brenda Rolim, Daniel Arruda, Patriolino Dias, Renata Santos e Fábio Albuquerque

Assinado pelo arquiteto Daniel Arruda, o empreendimento BS Gold, que está sendo construído pela BSPAR, foi agraciado com esta premiação. Com estética contemporânea e soluções que valorizam a cidade, o BS Gold foi reconhecido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo como o melhor projeto arquitetônico de 2025. A obra representa o alto nível da produção arquitetônica no Ceará e reforça o compromisso da BSPAR com inovação e qualidade urbana.

🧩 Responsabilidade Social – Troféu Apodi

Fábio Takano, Suzana Marinho, Paulo Marcelo Santana e Patriolino Dias, na entrega do prêmio

O Projeto Escola Novo Destino, do Grupo Marquise, foi o vencedor nesta categoria. A iniciativa educacional emocionou o público ao evidenciar o impacto real da construção civil na transformação da vida de crianças em situação de vulnerabilidade. O projeto oferece educação, acolhimento e novas oportunidades, consolidando-se como um dos mais relevantes do setor no campo social.

🏢 Desenvolvimento Setorial – Troféu Senai/FIEC

Ricardo Bezerra realizou um discurso bastante emocionado

Concedido ao empresário Ricardo Bezerra, sócio-diretor da Lopes Immobilis, este prêmio teve momentos de nostalgia, empolgação e determinação pelo trabalho de excelência. Com um discurso emocionado e repleto de memórias de sua trajetória, Ricardo Bezerra foi ovacionado ao receber o troféu pela contribuição decisiva ao desenvolvimento do mercado imobiliário do Ceará. Sua história, iniciada aos 19 anos, hoje inspira novas gerações e se confunde com a evolução do setor.

O Prêmio da Construção 2025 reafirmou a força de um setor que segue impulsionando a economia, gerando empregos, renovando a paisagem urbana e inspirando novas gerações de profissionais. Uma noite para celebrar os grandes avanços conquistados nos últimos anos, mas também estabelecer novas parcerias para planejar o futuro da construção civil no Estado.

Equipe da Victa subiu em peso ao palco do Teatro RioMar Fortaleza para celebrar a relevante conquista

Mais notícias

Ver tudo de IN Business