Comenda da CLDF

Brasília concede cidadania honorária ao ministro do STJ Teodoro Silva Santos

Por Julia Fernandes Fraga - Em 14/11/2025 às 11:38 AM

Teodoro Silva Santos

O ministro é natural de Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, e reside em Brasília desde 2023. Foto: Arquivo Portal IN

O ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Teodoro Silva Santos, foi agraciado com o Título de Cidadão Honorário de Brasília, concedido pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e publicado no Diário Oficial da Casa nessa quinta-feira (13). 

O reconhecimento, previsto no Decreto Legislativo nº 379/2025 foi proposto pelo deputado Ricardo Vale (PT), o qual destaca o papel do magistrado na promoção do diálogo jurídico na Capital Federal.

“O ministro tem contribuído para o fortalecimento de Brasília como um centro de reflexão jurídica e de diálogo entre os poderes da República. Sua atuação ética e equilibrada reforça a imagem da cidade como símbolo de estabilidade, diálogo e justiça”, elogiou o deputado.

Ministro Teodoro Santos lidera decisão do STJ que garante reconhecimento de gênero a militares

Trajetória

Natural de Juazeiro do Norte (CE), Teodoro Silva Santos, antes de ingressar na magistratura, trabalhou como comerciário e integrou a Polícia Militar do Ceará, onde chegou a sargento e delegado especial.

Graduou-se em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e possui especialização, mestrado e doutorado em Ciências Jurídicas. Em 2024, concluiu pós-doutorado na Universidade do Minho, em Portugal.

Entre 1989 e 1993, atuou como delegado da Polícia Civil de Rondônia. Em 1992, ingressou no Ministério Público do Ceará (MPCE) como promotor de Justiça, função que exerceu por quase vinte anos. Foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) em 2011 e, em novembro de 2023, ascendeu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Desde que passou a residir em Brasília, após sua nomeação ao STJ, o ministro cearense tem desempenhado papel ativo no fortalecimento do ambiente jurídico, aproximando Judiciário, Ministério Público, Legislativo, universidades e a advocacia. Além de proferir votos decisivos para a garantia de direitos à população, a exemplo do recente processo envolvendo o reconhecimento, pelas Forças Armadas, da identidade de gênero de militares trans.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder