Tributo Legislativo

Profissionais da imprensa recebem Medalha Perboyre e Silva em 28 de novembro na Alece

Por Julia Fernandes Fraga - Em 21/11/2025 às 12:38 PM

Whatsapp Image 2025 11 21 At 12.04.41

Profissionais receberão a homenagem da Alece na próxima semana. Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promove, em 28 de novembro, sessão solene para a entrega da Medalha Perboyre e Silva, destinada a profissionais de destaque da imprensa nacional e cearense. A cerimônia ocorrerá no Plenário 13 de Maio, às 16 horas. 

Medalha Perboyre e Silva será concedida a jornalistas de destaque no Ceará

Nesta edição, serão homenageados os comunicadores Francisco das Chagas Cipriano Vieira, Giovana Teles Vasconcelos, Heraldo Pereira de Carvalho, Maria Clara de Freitas Guimarães e Raimundo Nonato Bezerra de Albuquerque.

Perfis dos homenageados

> Chagas Vieira é natural de Paracuru e graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com pós-graduação em Telejornalismo pela Faculdade Católica do Ceará e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuou como superintendente de empresas de comunicação no Ceará, Bahia e Pernambuco, além de consultor em gestão pública. Foi assessor especial de Comunicação do Governo do Ceará entre 2015 e 2020 e secretário da Casa Civil nas gestões de Camilo Santana e Izolda Cela. Atualmente, ocupa novamente o cargo na administração do governador Elmano de Freitas.

> Giovana Teles, natural de Itapeva (SP), formou-se em Jornalismo pela UFC. Iniciou a carreira em 1992 na Rádio O Povo e atuou como repórter do jornal O Povo. Em 1994, ingressou na TV Verdes Mares, apresentando o Praça TV 2ª Edição e produzindo reportagens para telejornais da Rede Globo. Desde 2002, trabalha em Brasília, onde acompanhou coberturas como o julgamento do Mensalão, as manifestações de 2013, a Operação Lava Jato e o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Atualmente, é assessora de imprensa da Secretaria-Geral da Presidência da República.

> Clara Guimarães, natural do Rio de Janeiro, é jornalista formada pela UFC e pós-graduada em Comunicação e Jornalismo Político pela Unifor/Unipace. Atua na área desde 1984, com passagens por veículos como Correio do Ceará e O Estado. Desde 1989, integra a Coordenadoria de Comunicação Social da Alece, onde foi repórter da Constituinte Estadual, chefiou a Agência de Notícias (2010 e 2022) e hoje segue como editora.

> Heraldo Pereira, natural de Ribeirão Preto, iniciou a carreira na Rádio Clube local e ingressou na TV Ribeirão aos 18 anos. Tornou-se um dos principais jornalistas políticos do país, com cobertura da Constituição de 1988, do impeachment de Fernando Collor e do Plano Real. Em 2002, foi o primeiro jornalista negro a apresentar o Jornal Nacional aos sábados. Desde 2021, apresenta o Bom Dia Brasil e é doutorando em Direito Constitucional pela Universidade de Brasília (UnB).

> Nonato Albuquerque, natural de Acopiara, é formado em Jornalismo pela UFC. Apresentou o Barra Pesada, da TV Jangadeiro, entre 1994 e 2020, consolidando-se como um dos comunicadores mais populares do estado. Atualmente, é repórter e âncora da Jangadeiro BandNews FM. Escritor e compositor, também produz textos de humor para Tom Cavalcante e edita os blogs Um Bangalô nas Nuvens, Antena Paranóica e Gente de Mídia.

Sobre a comenda

Medalha do Mérito Parlamentar Perboyre e Silva carrega o nome de João Perboyre e Silva (1905–1965), figura histórica da comunicação e da vida intelectual do Estado.

Perboyre e Silva foi presidente por 14 mandatos da Associação Cearense de Imprensa (ACI), responsável pela construção da Casa do Jornalista, e ocupou a cadeira nº 33 da Academia Cearense de Letras (ACL).

A comenda simboliza o compromisso com a ética, a independência e a defesa da liberdade de imprensa no Ceará.

Serviço

Entrega da Medalha Perboyre e Silva para profissionais da Imprensa

Data: 28 de novembro

Horário: 16h

Local: Plenário 13 de Maio – Prédio sede da Alece

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder