Saúde pública

Dia C mobiliza 97 hospitais e alcança mais de 3 mil procedimentos no Ceará

Por Julia Fernandes Fraga - Em 24/11/2025 às 1:51 AM

Diac1

O Estado já havia realizado a ação no mês de setembro. Fotos: GovCE/PMFor

O Governo do Ceará promoveu, no último sábado (22), o 2º Dia C de Cirurgias, ação em parceria com o Governo Federal pelo Programa Agora Tem Especialistas. A mobilização, que envolveu 97 hospitais e mais de 3 mil procedimentos, pretendia acelerar a fila cirúrgica em todo o estado. O governador Elmano de Freitas (PT) acompanhou a operação a partir do Hospital Infantil Albert Sabin, em Fortaleza, acompanhado do prefeito Evandro Leitão (PT), de secretários e outras autoridades.

“Estamos juntos para mais um Dia C no Ceará, junto com prefeitos e a Rede Sesa. Antes de qualquer coisa, eu quero agradecer a todos aqueles que fazem parte da regulação, aos gestores e demais profissionais. É por meio desse trabalho que conseguiremos realizar todos esses procedimentos neste sábado”, declarou o governador.

O mutirão concentrou especialidades como Oftalmologia, Cirurgia Geral, Ortopedia, Ginecologia, Urologia, Dermatologia, Oncologia, Cardiologia, Otorrinolaringologia, Vascular, Cabeça e Pescoço, Neurocirurgia, Pediátrica, Bucomaxilo, Mastologia e Cirurgia Torácica. A ação envolveu as cinco regiões de saúde do estado e locais como Caucaia, Quixeramobim, Aracati e o Cariri.

Ceará mostra força do sistema público de saúde com mutirão de cirurgias em um único dia

Fortaleza: meta superada novamente

Na capital, a Prefeitura de Fortaleza alcançou 608 cirurgias — acima da meta inicial de 593. Ao todo, 15 unidades participaram da mobilização, incluindo IJF, Frotinhas, Gonzaguinhas, Hospital da Mulher, Hospital Albert Sabin e instituições contratualizadas.

Diac4

O Prefeito de Fortaleza celebrou o número final de procedimentos

Evandro Leitão afirmou que cerca de 48 mil procedimentos foram efetivados em 10 meses de gestão e agradeceu a todos os profissionais pelo empenho. “Como gestores, devemos garantir condições para que trabalhem cada vez melhor, elevando a qualidade do atendimento e reduzindo filas de cirurgias, exames e consultas. Mais ações como essa virão, beneficiando diretamente a população fortalezense”, defendeu.

Os atendidos fazem parte da Central de Regulação Municipal, responsável por organizar as filas conforme critérios clínicos e ordem cronológica. Todos passaram por consulta pré-cirúrgica, exames e agendamento. Alguns aguardavam o procedimento desde 2021.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder