Aliança Estratégica
JBS e Grupo Viva criam empresa conjunta e formam líder global no setor de couro
Por Redação - Em 26/11/2025 às 1:00 PM

A JBS Viva nasce com capacidade para processar mais de 20 milhões de couros ao ano
A JBS e o Grupo Viva oficializaram, nessa terça-feira (25), a criação da JBS Viva, empresa que nasce com posição de destaque no mercado mundial de couro. O anúncio foi feito após aprovação do Conselho de Administração da JBS e assinatura de um memorando de entendimentos com a Vanz Holding e a Viposa, controladoras da Viva.
A nova companhia terá controle compartilhado: JBS e acionistas do Grupo Viva dividirão igualmente a participação acionária. A estrutura de governança também será equilibrada, com JBS indicando o presidente do conselho e o diretor financeiro, enquanto o Grupo Viva ficará responsável pela escolha do CEO e do COO. A conclusão da operação ainda depende da assinatura dos contratos definitivos e de outras etapas usuais em transações desse porte.
Com 31 unidades industriais e mais de 11 mil funcionários distribuídos por seis países — Brasil, Itália, Uruguai, Argentina, México e Vietnã — a JBS Viva nasce com capacidade para processar mais de 20 milhões de couros ao ano.
Para o CEO global da JBS, Gilberto Tomazoni, a união das operações amplia o alcance internacional do negócio. Ele afirmou que a parceria fortalece as oportunidades para os mais de 7 mil colaboradores da JBS Couros, que passam a integrar uma estrutura maior e mais competitiva. Tomazoni destacou ainda que a nova empresa reúne mais de sete décadas de atuação no setor.
O líder da divisão de couros da JBS, Guilherme Motta, reforçou que o segmento permanece estratégico. Ele lembrou que o couro bovino, subproduto da cadeia de proteína, abastece setores como calçados, bolsas, indústria automotiva e móveis.
Mais notícias
Momento Especial




























