Mercado Premium: a Nova Dona do Pedaço

Por Admin - Em 12/08/2019 às 9:12 AM

Comunicativa. Bem articulada. Inteligente e sempre disposta a aprender! Assim são algumas características de uma das mais novas empresárias do Ceará e que tem sobre os ombros um peso enorme: dar certo um setor cobiçado e estratégico: o mercado automotivo premium! 

“Praticamente, eu nasci no meio automotivo. Essa minha paixão pelo o que faço veio por DNA, está no sangue mesmo. Considero meu pai um líder nato a quem me espelho muito e me inspira todos os dias”, ressalta Gabriela Carvalho, agora diretora da divisão de automóveis de luxo do Grupo Newland. No menu, a empresária terá que gerenciar nada mais nada menos que marcas de luxo como Lexus, Mercedes-Benz, Land Rover, Jaguar, Jeep, Chrysler, RAM e Dodge. 


A nova diretora destaca que o novo cargo não caiu de graça, tal qual a “maça de Newton” – que o fez desvendar a Lei da Gravidade. Não, ela teve que ralar mesmo. “Chegar onde estou não veio por acaso e nem de bandeja. Estou no grupo há quase 10 anos e sempre batalhei por cada posição. Fico feliz pela confiança em mim depositada e posso garantir que trabalho, dedicação e garra não faltarão”, pondera.

Estrategista, ela já avalia o panorama atual como um tabuleiro de xadrez. Sobre desafios nessa área, a executiva salienta que de súbito, eles aparecem todos os dias e o mercado como um todo é suscetível o que acontece lá fora como o “mau humor” do dólar, a guerra de tarifas entre China e USA… “isso tudo influi”, ela ressalta.

Atualmente, ela pondera que por toda indecisão política e econômica, as vendas seguem um pouco retraídas, “apesar das leves melhoras no segmento automotivo. Diante disso, nossos esforços, controles, ações comerciais têm aumentado, principalmente no âmbito do digital e em eventos, focando cada vez mais de forma segmentada e personalizada. Sem falar, nas ações de relacionamento…Enfim, costumo falar aquela frase, na crise, crie! E é o que estamos fazendo”.  Como se vê, Gabriela move bem as peças nesse jogo.  Foto acima: Gabriela recebendo prêmio do presidente da Toyota Rafael Chang como “melhor Concessionária”

Das marcas, há alguma especial que ela goste mais? “Aí vc me pegou!! Mas posso dizer que admiro muito todas a que representamos, cada qual com seu estilo próprio, design, característico de cada montadora, além de que, a dirigibilidade é algo muito pessoal…mas todas são grandes. Marcas de qualidade, confiabilidade, prestígio, exclusividade”, enumera.

 

Iniciação

Gabriela começou a trabalhar como analista de marketing no Grupo em 2010, oito anos depois do fundador, Luiz Teixeira, inaugurar à primeira Newland. Nesse ano, a indústria automobilística nacional fechou o ano de 2010 com um novo recorde de produção: 3.638.390 unidades fabricadas. Estava o mercado automotivo praticamente no “boom”. Foto acima:lançamento do Etios de 2012.

“Mas o momento que mais me impulsionou, desafiou, como profissional e que foi um divisor de águas pra área comercial, linha de frente mesmo, foi quando fui convidada pelo Grupo pra morar em Teresina (PI) e abrir a operação da Newsedan Mercedes-Benz, em 2013, na capital do Piauí. Depois disso, continuei no comercial em outras operações e incorporando também o MKT”. Evento Toyota Day 2019

Mulheres no controle 

Gabriela explica que o fato de ser mulher e no setor ainda predominante masculino, nunca a desencorajou. “Hoje dentro da minha equipe de vendas, olhando todas as marcas que representamos tenho mais mulheres do que homens no comercial. Sem puxar sardinha pro meu lado, mas as mulheres são mais focadas, disciplinadas e aguerridas”, afirma.

Mais uma no caminho?

Umas das marcas de luxo mais tradicionais do mundo, a Porsche, abrirá uma concessionária em Fortaleza. Será a segunda no Nordeste já que Recife conta com uma. A montadora ainda não decidiu qual grupo cearense irá administrar. A decisão é aguardada ainda neste semestre e como não poderia deixar de ser, o Grupo Newland está forte nessa disputa. Nesta indecisão, uma coisa é certa: experiência e know-how não serão mais empecilhos para a nova “Dona do Pedaço”.

Mais notícias

Ver tudo de IN Road