Elite do saibro

João Fonseca vence Casper Ruud em Paris e alcança quartas de Roland Garros

Por Jussara Beserra - Em 31/05/2026 às 8:07 PM

João Fonseca

João Fonseca garante vaga entre os oito melhores de Roland Garros – Foto: Reprodução/Instagram

Depois de duas décadas sem representantes entre os oito melhores de Roland Garros, o Brasil volta a marcar presença na reta decisiva do torneio. O responsável pelo feito é João Fonseca, que venceu o norueguês Casper Ruud neste domingo (31) e avançou às quartas de final do Grand Slam disputado em Paris.

Aos 19 anos, o carioca confirmou um dos resultados mais expressivos de sua carreira ao superar o atual número 16 do mundo por 3 sets a 1, com parciais de 7-5, 7-6 (10-8), 5-7 e 6-2. A classificação encerra um jejum de 22 anos do tênis brasileiro nessa fase da competição, alcançada pela última vez por Gustavo Kuerten, em 2004.

A presença de Guga na quadra Philippe-Chatrier deu um significado adicional à conquista. Tricampeão de Roland Garros, o ex-tenista acompanhou de perto a atuação daquele que desponta como principal nome da nova geração do esporte no país.

O resultado ganha ainda mais relevância pelo histórico do adversário. Especialista em saibro, superfície tradicional do torneio francês, Ruud acumula duas finais em Roland Garros e construiu boa parte de sua trajetória entre os principais nomes da modalidade na última década.

Com a vaga assegurada, João Fonseca enfrentará o tcheco Jakub Mensik nas quartas de final. Os dois já estiveram frente a frente no Next Gen ATP Finals de 2024, quando o brasileiro levou a melhor. Agora, o confronto vale um lugar entre os quatro melhores tenistas da edição de 2026 de Roland Garros.

Mais notícias

Ver tudo de Notas