1º do Nordeste
Ceará está entre os seis estados mais bem avaliados em segurança pública, mostra pesquisa Atlas Intel
Por Julia Fernandes Fraga - Em 19/12/2025 às 11:04 AM

O Estado, sob liderança de Elmano de Freitas, subiu 17 posições em um ano. Foto: GovCE
O Estado do Ceará – representado pelo governador Elmano de Freitas (PT) – registrou um dos maiores avanços nacionais na avaliação das políticas de segurança pública, segundo a pesquisa Ranking Governadores 2025, da Atlas Intel. O estado alcançou 48% de avaliação “ótima ou boa”, subiu 17 posições em relação ao ano anterior e passou a ocupar o 6º lugar no ranking nacional.
No cenário regional, o Ceará ocupa a 1ª colocação no Nordeste, à frente da Paraíba (43%) e da Bahia (41%). Em comparação com a edição de 2024, o estado avançou cinco posições na região. No levantamento anterior, o Ceará registrava 22% de avaliação “ótima ou boa” e 14% “regular”, enquanto o Piauí liderava o ranking regional com 47%, cuja posição caiu de 3º para 13º em 2025.
De acordo com o levantamento, que ouviu 200.980 pessoas em todo o país e apresenta nível de confiança de 95%, o desempenho está relacionado às ações coordenadas pelo governo estadual por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), com foco em investimentos, integração das forças policiais e estratégias de prevenção e repressão à criminalidade.
Avaliação interna
Perante o resultado, o secretário da SSPDS-CE, Roberto Sá, o atribuiu ao trabalho das Forças de Segurança e aos investimentos realizados pelo governo estadual.

Secretário Roberto Sá celebra a conquista como fruto de trabalho intenso
“O governador contratou mais de três mil profissionais, está com concurso em andamento para cerca de mais dois mil servidores da área da segurança, investiu em tecnologia, em gratificação por apreensão de armas de fogo, no sistema de metas com gratificação para policiais, bombeiros e peritos, além de reestruturar as forças, ampliando a presença nos territórios, com capitalização e interiorização das ações, mais tecnologia e estratégias voltadas à repressão qualificada”, elenca o secretário.
Ele destaca ainda “a captura de criminosos envolvidos em crimes violentos e roubos, e as prisões de integrantes de organizações criminosas”.
Para Roberto Sá, “o cidadão percebe que o Brasil enfrenta desafios na área da segurança pública”, mas que aqui no Ceará há “um governador determinado a combater o crime, com Forças de Segurança que recebem investimentos, liderança, motivação e reconhecimento”.
O secretário acrescenta que “esse resultado mostra que se está no caminho certo“, ao mesmo tempo que “aumenta a responsabilidade de seguir, dia e noite, combatendo a criminalidade para melhorar a sensação de segurança e a qualidade de vida da população cearense”.
Resultado em dados
Dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à SSPDS-CE, apontam que, em 2025, considerando os 11 primeiros meses do ano, os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) apresentaram redução de 6,6% no Ceará. No mesmo período, as capturas de integrantes de grupos criminosos cresceram 96,4%, enquanto as prisões de investigados por homicídio aumentaram 34,4%.
Entre as iniciativas apontadas pela secretaria estão o programa Meu Celular, que já restituiu mais de 11,5 mil aparelhos aos proprietários; e o Moto Segura, responsável por uma redução de 22,3% nos roubos de motocicletas entre janeiro e novembro de 2025. A reestruturação do Sistema Estadual de Inteligência de Segurança Pública (Seisp), que ampliou de 135 para 791 o número de Gratificações por Exercício na Atividade de Inteligência (GEAI), completa os destaques.
- Ranking Governadores 2025 Atlas Intel
- Ranking Governadores 2024 Atlas Intel
Mais notícias
PORTO DAS DUNAS






























