Infraestrutura Municipal

Fortaleza entrega sede do salvamento aquático e propõe gratificação para fiscais públicos

Por Julia Fernandes Fraga - Em 22/12/2025 às 12:31 PM

Isafortaleza

Sede do postos de salvamento fica na Praia de Iracema. Fotos: PMFor

A Prefeitura de Fortaleza entregou, no último sábado (20), a sede reformada da Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) da Guarda Municipal, na Praia de Iracema; e, nesta segunda-feira (22), o encaminhamento de proposta para a incorporação da Gratificação Especial de Fiscalização de Atividades Específicas (GEFAE) à remuneração dos fiscais da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis). 

Reforma da ISA

No sábado (20), o prefeito Evandro Leitão (PT) entregou a nova sede da Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), após ampla requalificação estrutural. A obra foi executada pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), com financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), e teve início em julho de 2025. 

A ISA, que completou 57 anos de atuação em dezembro e é a unidade especializada mais antiga da GMF, passou a contar com instalações modernizadas e adequadas às atividades administrativas e operacionais. Atualmente, a inspetoria dispõe de 82 guarda-vidas.

Em 2025, entre janeiro e novembro, foram registrados 464 salvamentos no mar, número superior ao total de 2024, que somou 387 ocorrências, além de 21 atendimentos pré-hospitalares. Os guarda-vidas atuam diariamente das 8h às 17h em postos fixos distribuídos entre a Barra do Ceará e o Mucuripe. 

A inspetoria também apoia o Projeto Praia Acessível, que oferece banho de mar assistido para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, na Praia do Lido (Praia dos Crush), de quarta a domingo.

Valorização dos fiscais municipais

Agefis Prefeito Anuncia Gefae

O prefeito Evandro Leitão anunciou a novidade nesta segunda, 22

Nesta segunda (22), em alusão ao Dia do Fiscal de Atividades Urbanas e Vigilância Sanitária de Fortaleza, a gestão municipal encaminhou à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) proposta para a incorporação da Gratificação Especial de Fiscalização de Atividades Específicas (GEFAE) à remuneração dos fiscais municipais. 

A medida integra a política de valorização dos servidores da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), responsáveis pelo ordenamento urbano e pela proteção da saúde pública. Segundo a Prefeitura, a proposta atende a uma demanda antiga da categoria, e ocorre em um contexto de fortalecimento institucional da Agefis ao longo de 2025, com investimentos em modernização administrativa, uso de tecnologia, qualificação dos servidores e adoção de uma atuação mais técnica e transparente.

Para o superintendente da Agefis, Guilherme Magalhães, a incorporação da gratificação representa um reconhecimento ao trabalho técnico realizado pelos fiscais e contribui para o fortalecimento da fiscalização urbana.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder