DECISÃO UNÂNIME

Sudene libera R$ 700 milhões do FDNE para acelerar obras da Transnordestina

Por Marcelo Cabral - Em 22/12/2025 às 4:44 PM

Em um movimento estratégico para acelerar o maior empreendimento de infraestrutura logística em curso no Nordeste, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) autorizou, nesta segunda-feira (22), a liberação de R$ 700 milhões para as obras da Ferrovia Transnordestina. Os recursos são provenientes do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), instrumento regional de financiamento administrado pela autarquia.

Transnordestina deve promover a transformação da logística regional                   Foto: Divulgação/TLSA

O aporte reforça o compromisso do Governo Federal com o cumprimento do cronograma da ferrovia, considerada um dos projetos estruturantes para a competitividade econômica da região. “A Transnordestina deixou de ser uma promessa de longo prazo para se consolidar como uma realidade operacional. Este aporte de R$ 700 milhões reafirma o papel da Sudene na viabilização de uma obra com alto potencial de transformação da logística nordestina”, afirmou o superintendente da Sudene, Francisco Alexandre.

A decisão foi aprovada por unanimidade pela Diretoria Colegiada e incluiu, ainda, o empenho de R$ 115,4 milhões adicionais, valor que complementa a parcela contratual de R$ 1 bilhão. Segundo o diretor de Gestão de Fundos e Incentivos Fiscais da autarquia, Heitor Freire, a concessionária Transnordestina Logística S.A. (TLSA) apresentou as comprovações física, financeira e contábil da execução das obras, devidamente atestadas pelo agente operador, o Banco do Nordeste (BNB).

A Sudene figura entre as principais financiadoras do projeto por meio do FDNE. Até 2027, a autarquia prevê investir R$ 7,4 bilhões na ferrovia. Com o novo aporte, já foram liberados R$ 6,1 bilhões desse total, incluindo R$ 800 milhões provenientes do antigo Finor.

Atualmente, a Transnordestina tem 100% de sua execução contratada. Recentemente, foram assinadas as ordens de serviço dos lotes 9 (Baturité – Aracoiaba, com 46 quilômetros) e 10 (Aracoiaba – Caucaia, com outros 51), considerados os trechos de maior complexidade técnica e decisivos para a conclusão da Fase 1 do projeto ferroviário, no Ceará.

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