DADOS DA CNI
Confiança do empresário industrial avança, mas começa 2026 no pior nível para janeiro em uma década
Por Redação - Em 21/01/2026 às 4:34 PM

Segundo a CNI, o cenário de juros elevados é um dos principais fatores por trás da avaliação fraca das empresas FOTO: Freepik
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) subiu 0,5 ponto em janeiro de 2026, alcançando 48,5 pontos, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Apesar da melhora marginal em relação a dezembro de 2025, o resultado é o pior para um mês de janeiro em dez anos, de acordo com a série histórica da entidade.
O ICEI varia de 0 a 100 pontos, sendo que valores abaixo de 50 indicam falta de confiança dos empresários industriais. Mesmo com a leve alta no início do ano, o indicador permanece abaixo desse patamar, refletindo um sentimento de pessimismo no setor que se arrasta há vários meses.
Segundo a CNI, o cenário de juros elevados é um dos principais fatores por trás da avaliação fraca das empresas, que ainda percebem o ambiente econômico e as condições de seus negócios como desfavoráveis. A pesquisa foi realizada com mais de mil empresas industriais entre os dias 5 e 9 de janeiro.
A análise da CNI também mostra que, embora a confiança em relação ao futuro tenha apresentado ligeira melhora, a percepção sobre as condições atuais da economia continua negativa, sugerindo que os empresários ainda enfrentam desafios concretos no curto prazo.
O desempenho do ICEI no início de 2026 acontece em um contexto de recuperação ainda frágil do setor industrial, que registrou queda em indicadores de atividade ao longo de 2025 e influencia as expectativas de produção e investimento neste ano.
Mais notícias
Em Família

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)



























