Referência Internacional

Ceará recebe comitiva de Atacama para intercâmbio sobre políticas educacionais

Por Julia Fernandes Fraga - Em 21/01/2026 às 1:26 PM

Cearachile1

A secretária Eliana Estrela recepcionou a delegação chilena. Foto: Yuri Martins/SeducCE

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) recebeu, nessa terça-feira (20), uma comitiva da Região de Atacama, no Chile, interessada em conhecer as políticas que impulsionaram os resultados da educação básica cearense. No encontro, houve intercâmbio de experiências e discussão das estratégias que fortaleceram a aprendizagem no estado.

A delegação chilena reuniu o governador Miguel Vargas Correa – que esteve anteriormente em workshop da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) para a Dessal Ceará – representantes do governo regional, da Universidade do Atacama e do setor produtivo.

Pela Seduc, participaram a secretária Eliana Estrela, a secretária executiva Emanuelle Grace, equipes da Coordenadorias de Cooperação com os Municípios para Desenvolvimento da Aprendizagem na Idade Certa (Copem) e de Educação e Promoção Social (Coeps), além da presença virtual da ex-governadora e ex-secretária da Educação, Izolda Cela. 

Impressões

Durante a reunião, foram apresentadas ações estruturantes, com destaque para o regime de colaboração com os municípios e a política de aprendizagem na idade certa, baseada em formação continuada, acompanhamento pedagógico e uso de dados para orientar decisões. As iniciativas chamaram a atenção da comitiva, que busca referências para aprimorar a educação em Atacama.

O governador Miguel Vargas observou que o Ceará conseguiu melhorar rapidamente seus indicadores e avaliou que a cooperação deve avançar, destacando que o estado apresenta um “modelo de desenvolvimento que merece ser aprofundado”.Eliana Estrela ressaltou que o intercâmbio internacional amplia oportunidades e afirmou que o Ceará está “de portas abertas para quem deseja conhecer de perto suas políticas educacionais”.

Cagece apresenta em workshop parceria técnica com governo de Atacama, no Chile, para implantar Dessal Ceará

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder