CONFIANÇA E SOLIDEZ

Ibovespa avança aos 171,8 mil pontos e bate recorde histórico da B3 no Brasil

Por Marcelo Cabral - Em 21/01/2026 às 8:02 PM

O Ibovespa entrou para a história do mercado financeiro brasileiro nesta quarta-feira (21) ao atingir 171.816 pontos, superando, pela primeira vez, o patamar simbólico dos 170 mil pontos. O movimento consolida um novo marco para o principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3 e reforça o momento de forte valorização da Bolsa no Brasil.

Sede da B3, comemora a confiança no mercado brasileiro de capitais                       Foto: Divulgação/B3

Trata-se do quarto recorde nominal registrado em 2026. Em relação ao pregão anterior, quando o índice havia encerrado aos 166.276 pontos, a alta foi de expressivos 3,33%. No acumulado do ano, o Ibovespa já soma valorização de aproximadamente 7%, refletindo maior apetite por risco, melhora nas expectativas econômicas e fluxo consistente de capital para ativos domésticos.

Operadora da Bolsa, a B3 S.A. (B3SA3) figura entre as principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo e está entre as líderes globais do setor em valor de mercado. A companhia conecta, desenvolve e viabiliza o mercado financeiro e de capitais brasileiro, atuando de forma estratégica para impulsionar o crescimento econômico do País em parceria com empresas, investidores e a sociedade.

Com operações nos ambientes de bolsa e balcão, a B3 oferece um amplo portfólio de produtos e serviços que sustentam toda a cadeia de financiamento. Sediada em São Paulo, a companhia mantém escritórios internacionais em Chicago, Londres, Singapura e Xangai, reforçando sua presença global e seu papel como elo entre o Brasil e os principais centros financeiros do mundo.

Além de sua atuação operacional, a B3 exerce papel relevante na promoção de boas práticas de governança corporativa, gestão de riscos e sustentabilidade, pilares cada vez mais determinantes para investidores institucionais e para a consolidação de mercados maduros. A nova máxima histórica do Ibovespa, nesse contexto, simboliza não apenas um número recorde, mas também a crescente confiança na solidez e no potencial do mercado de capitais brasileiro.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business