Risco empresarial

IA é a principal preocupação de segurança para os negócios no Brasil

Por Suzete Nocrato - Em 26/01/2026 às 12:47 PM

Ia

A inteligência artificial continua sendo reconhecida como uma poderosa alavanca estratégica. Foto: Freepik

A inteligência artificial passou a ocupar, pela primeira vez, o topo das preocupações do setor empresarial brasileiro, segundo um ranking de riscos empresariais elaborado pela Allianz Commercial, seguradora corporativa do Grupo Allianz. O dado revela uma mudança significativa na percepção dos executivos, que agora veem a IA como o principal risco para os negócios no país.

De acordo com o levantamento, a inteligência artificial continua sendo reconhecida como uma poderosa alavanca estratégica, capaz de impulsionar eficiência, inovação e competitividade. No entanto, seu avanço acelerado também vem acompanhado de uma crescente exposição a riscos operacionais, legais e reputacionais, que têm superado a capacidade das empresas de estabelecer modelos robustos de governança, acompanhar a regulação e preparar adequadamente suas equipes.

O estudo evidencia que o desafio para o ambiente corporativo não está apenas na adoção da tecnologia, mas na capacidade de gerenciar impactos, mitigar vulnerabilidades e equilibrar inovação com segurança jurídica e reputacional.

Além da inteligência artificial, outros fatores relevantes compõem o ranking de riscos empresariais no Brasil. Os incidentes cibernéticos aparecem logo em seguida, refletindo o aumento das ameaças digitais e de ataques a dados sensíveis. Também figuram entre as principais preocupações as mudanças na legislação e regulamentação, seguidas por mudanças climáticas e catástrofes naturais, que seguem pressionando estratégias corporativas e cadeias produtivas.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business