REUNIÃO ADECE E MDIC
Danilo Serpa busca novos recursos do Mover para o Polo Automotivo do Ceará
Por Marcelo Cabral - Em 29/01/2026 às 1:04 PM
O fortalecimento do Polo Automotivo do Ceará ganhou novo impulso, durante reunião em Brasília entre o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa, e diretores do Departamento de Desenvolvimento da Indústria de Alta-Média Complexidade Tecnológica do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). O encontro, realizado nesta quarta-feira (28), teve como foco central o alinhamento de estratégias e a aplicação de recursos federais voltados à inovação e ao adensamento tecnológico para a produção de automóveis no Estado, por meio da Planta Automotiva do Ceará (Pace).

Danilo Serpa com equipes do MDIC, em Brasília, buscando recursos do Mover Foto: Ascom/Adece
Segundo o representante do Executivo estadual, a pauta concentrou-se na utilização dos recursos de pesquisa e desenvolvimento previstos no Programa de Mobilidade Verde (Mover), com atenção especial à Pace. “Também abordamos sobre recursos para pesquisa e desenvolvimento do Regime Automotivo Regional. A Adece está à frente de uma mobilização para a criação de um Hub de inovação automotiva no Ceará”, explica Danilo.
A iniciativa reforça o posicionamento do Ceará como território estratégico para a nova indústria automotiva brasileira, em um contexto de transição energética, inovação tecnológica e busca por cadeias produtivas mais sustentáveis e competitivas. Além de oferecer centenas de oportunidades de postos de trabalho no município de Horizonte, Região Metropolitana de Fortaleza.
Visão de longo prazo
A proposta em torno do Polo Automotivo do Ceará vem sendo construída de forma colaborativa desde novembro de 2025, quando a Adece promoveu um encontro com instituições de ensino, pesquisa, desenvolvimento e inovação com atuação no Estado. A reunião marcou o início de um diálogo estruturado para integrar conhecimento acadêmico, capacidade industrial e políticas públicas. Participaram do encontro representantes do IFCE, UFC, Senai-CE, Funcap e Nutec, além do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Sebrae Ceará e Banco do Nordeste (BNB).
A articulação com o MDIC e a mobilização do ecossistema local sinalizam um movimento consistente em direção à consolidação de um ambiente de inovação automotiva no Ceará, capaz de atrair investimentos, formar talentos e posicionar o Estado como protagonista em um dos setores mais estratégicos da indústria nacional. Além de reativar uma unidade fabril que estava paralisada, há anos, oferecendo novas oportunidades de empregos qualificados para os cearenses.
Mais notícias
TEMPORADA ESPECIAL

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)




























