EXPERIÊNCIAS PERSONALIZADAS
Hotéis de luxo redefinem a maneira de viajar de Leste a Oeste no litoral cearense
Por Marcelo Cabral - Em 29/01/2026 às 3:32 PM

Jaguaríndia Village foi o melhor hotel à beira-mar da América Latina da Condé Nast Johansens em 2025
O Ceará vive um dos melhores momentos de sua história no turismo nacional e internacional. Em 2025, foram mais de três milhões de turistas do Brasil e países como Argentina, França, Portugal e Estados Unidos. Além das belezas naturais das praias, falésias e campo, o crescimento da hotelaria, principalmente empreendimentos de luxo, que proporcionam experiências e um atendimento mais personalizado e exclusivo.
Do litoral Leste ao Oeste, esses hotéis têm trazido conceitos e tendências globais atrelados ao slow travel – um turismo pautado em uma imersão mais profunda, de conexões autênticas e a desaceleração -, assim como o quiet luxury, onde o luxo está nos detalhes, na autenticidade e privacidade, e nas experiências profundas.
Costa Leste e o encanto das falésias
Especificamente no Litoral Leste, Fortim se destaca ao proporcionar uma hospitalidade com padrões internacionais, mas sem perder a essência e o charme da vila de pescadores. Na Rota das Falésias e a menos de duas horas de Fortaleza, o destino une sofisticação e a natureza intacta. Lá, o luxo se revela na preservação do entorno, no atendimento artesanal e na experiência sensorial.

Vila Selvagem tem uma arquitetura integrada à paisagem natural, em frente à praia do Pontal de Maceió
No hotel Vila Selvagem, por exemplo, a experiência começa na arquitetura integrada à paisagem e segue pela uma curadoria de arte com mais de 100 obras de artistas nacionais e internacionais. A gastronomia franco-brasileira, premiada no Condé Nast Johansens como a melhor na América Latina, combina técnica refinada com ingredientes locais. Na estrutura de mais de 30 mil m² à beira-mar, tudo acontece em um ritmo próprio, que convida o hóspede a desacelerar, observar e permanecer.
O empreendimento elevou o nível de suas experiências com um complexo de mais de 2 mil m² voltado ao wellness. No espaço, quadras de padel tênis, academia com salas de yoga e pilates, além do Ywi Spa com tratamentos exclusivos e com produtos naturais da Amazônia. Um verdadeiro modelo de hospitalidade que privilegia tempo, espaço e sensibilidade.
Ainda em Fortim, o Jaguaríndia Village, por sua vez, é um case de slow luxury: bangalôs e apartamentos exclusivos espalhados em um terreno de natureza preservada; onde o luxo está no silêncio e no espaço. Lá, as atividades não são programadas para impressionar, mas para conectar. A piscina semiolímpica, forma uma verdadeira passarela a caminho do mar. Um convite genuíno para contemplação e relaxamento.
Eleito em 2025 como Melhor hotel à Beira-Mar da América Latina – também pela Condé Nast Johansens -, o complexo conta com quadras de beach tênis, um centro-escola de kitesurf, Spa com atividades como Yoga, e ainda proporciona aos hóspedes experiências memoráveis. Dentre elas o cinema ao ar livre ou os passeios como a Rota do Caju, onde é possível conhecer plantações de cajueiros e ter o contato com a sabedoria local, que preservam a tradição de cultivo e cultura em toda a região.
Litoral Oeste, a rota dos ventos
Com o vento a todo vapor, a costa Oeste cearense tem algumas peculiaridades que vêm atraindo mais turistas: praias extensas e quase sempre vazias, além das lagoas sazonais de água doce. Destinos como Flecheiras e Icaraizinho de Amontada recebem visitantes em busca de autenticidade, isolamento e contato direto com a natureza. Porém, Jericoacoara segue como o grande eixo dessa região – não apenas pelo reconhecimento internacional, já consolidado há muitos anos, mas pelo estilo de vida que criou: ruas de areia, deslocamentos lentos e uma relação direta com o entorno.

Suítes do Villa Tapi têm um estilo que combina o rústico e a sofisticação
Jeri acaba de ganhar um novo empreendimento hoteleiro que reflete um luxo mais sensível, com um design único e experiências de wellness. O Villa Tapi, um hotel exclusivo e intimista da Mandi Collection, traz uma arquitetura bioclimática, jardins nativos e espaços pensados para respirar com a paisagem de Jericoacoara. Cada suíte foi desenhada para oferecer uma experiência sensorial de descanso: amplas, iluminadas, cercadas de verde e tranquilidade.
O que une esses empreendimentos de Fortim, Flecheiras, Icaraizinho de Amontada e Jericoacoara é a escolha por um luxo com base na essência e cultura local, onde tudo é respeitado: o vento, a paisagem, o silêncio e o tempo natural das coisas. Destinos e hotéis que transformaram esses municípios, mas, acima de tudo, os revelou com um turismo voltado ao que realmente importa: experiências reais e genuínas.
Com o Ceará se consolidando como grande destino turístico, e um dos estados mais visitados do Brasil – esses hotéis estão redefinindo o futuro da hospedagem de luxo e mudando a forma como os turistas vivem as suas viagens, com uma experiência profunda de estar presente.
- Ywi Spa do Vila Selvagem
- Villa Tapi em Jericoacoara
- Varanda frente mar em Fortim
Mais notícias
programa familiar

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)




























