indicador da fgv
Confiança empresarial avança em janeiro e atinge 92,5 pontos
Por Redação - Em 02/02/2026 às 9:20 AM

Esse avanço marcou o quinto mês consecutivo de crescimento do indicador, sugerindo uma tendência de melhora no otimismo do setor produtivo FOTO: Freepik
O Índice de Confiança Empresarial (ICE) calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) registrou alta de 0,5 ponto em janeiro em comparação a dezembro de 2025, alcançando 92,5 pontos, segundo dados divulgados nesta segunda-feira.
Esse avanço marcou o quinto mês consecutivo de crescimento do indicador, sugerindo uma tendência de melhora no otimismo do setor produtivo. A recuperação acompanha um ambiente de expectativas mais favoráveis para a demanda nos próximos meses, embora as avaliações sobre a situação atual dos negócios ainda reflitam um cenário mais fraco do que no início do ano passado.
O ICE é composto por quatro grandes segmentos — indústria, serviços, comércio e construção — e suas sondagens representam mais de metade da economia brasileira. Ele combina percepções sobre o momento presente das empresas e projeções para os próximos meses.
A melhora em janeiro foi impulsionada principalmente pelas expectativas empresariais, que subiram mais de um ponto, estimuladas pelo otimismo em relação à demanda nos próximos três meses. Por outro lado, o componente que mede a percepção da situação atual registrou ligeira redução.
Todos os principais setores pesquisados apontaram ganho de confiança no mês: comércio, indústria, construção e serviços. Entre os 49 segmentos analisados, 78 % relataram elevação do nível de confiança em janeiro.
Especialistas interpretam a sequência de altas como um sinal de que o ambiente de negócios pode estar ganhando tração no início de 2026, apoiado por expectativas de aumento da demanda e possíveis efeitos positivos sobre as intenções de contratação ao longo do primeiro trimestre.
Mais notícias
Gestão municipal

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)



























