Eleições 2026
Pesquisa Genial/Quaest indica disputa mais direta entre Lula e Flávio Bolsonaro
Por Julia Fernandes Fraga - Em 11/02/2026 às 6:25 PM

Neste levantamento, o nome de Tarcísio de Freitas não foi testado. Foto: Montagem
A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (11) indica que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aparece como principal adversário do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa pela eleição presidencial. O levantamento mostra que Lula lidera todos os cenários de primeiro turno avaliados e vence os concorrentes nas simulações de segundo turno.
Esta é a primeira rodada da pesquisa que não inclui o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), entre as opções de voto. Anteriormente, o governador declarou apoio à pré-candidatura de Flávio.
Foram entrevistados 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais entre os dias 5 e 9 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-00249/2026.
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, em que o eleitor declara o voto sem apresentação de nomes, Lula registra 19% das menções, enquanto Flávio Bolsonaro aparece com 10%. Em relação à rodada anterior, divulgada em janeiro, o presidente manteve o percentual, e o senador avançou três pontos porcentuais. Outros nomes somam 4%, e 65% dos entrevistados se declaram indecisos.
Cenários estimulados
Nos cenários estimulados da pesquisa eleitoral, Lula lidera uma das simulações com 35%, seguido por Flávio Bolsonaro, com 29%. O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), registra 8%, e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), 4%. Renan Santos (Missão) e Aldo Rebelo (DC) têm 1% cada. Indecisos somam 7%, e 15% afirmam que votariam em branco ou nulo.
Entre os nomes do PSD avaliados, Ratinho Júnior é o mais bem posicionado. Em um cenário com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado — filiado ao PSD no fim de janeiro — Lula registra 38%, Flávio Bolsonaro 30%, e Caiado e Zema 4% cada. Renan Santos e Aldo Rebelo mantêm 1%. Brancos e nulos somam 15%, e 7% permanecem indecisos.
Com Eduardo Leite incluído como opção de voto, Lula registra 38%, Flávio Bolsonaro 31% e o governador 3%. Zema aparece com 4%, Renan Santos com 2% e Aldo Rebelo com 1%.
Rejeição
A pesquisa Genial/Quaest também mediu a rejeição dos candidatos. Lula é rejeitado por 54% dos eleitores, enquanto 55% afirmam que não votariam em Flávio Bolsonaro. Os percentuais repetem os resultados da rodada anterior.
Simulações de segundo turno
Nas simulações de segundo turno, Lula vence todos os adversários testados. Contra Flávio Bolsonaro, o presidente registra 43% das intenções de voto, ante 38% do senador. Nesse cenário, 17% declaram voto branco ou nulo, e 2% não responderam.
Contra Ratinho Júnior, Lula marca 43% e o governador 35%. Diante de Ronaldo Caiado, o resultado é de 42% a 32%. Contra Eduardo Leite, Lula registra 42% e o governador 28%.
Avaliação do governo
O levantamento também avaliou a aprovação do governo Lula. Segundo a pesquisa, 49% desaprovam a gestão federal, enquanto 45% aprovam. A administração é considerada negativa por 39% dos entrevistados, positiva por 33% e regular por 26%.

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)






























