Sucessão Católica

Papa Leão XIV nomeia novo arcebispo de Aparecida e redefine comando do maior santuário mariano do mundo

Por Suzete Nocrato - Em 02/03/2026 às 2:20 PM

Olo522tz7babhgknrne37go3ga

O novo arcebispo de Aparecida, dom Mário Antônio da Silva, estava à frente da arquidiocese de Cuiabá. Foto: Divulgação/Arquidiocese de Cuiabá

O Santuário Nacional de Aparecida, reconhecido como o maior templo dedicado à mãe de Jesus Cristo no mundo, inicia uma nova fase em sua liderança. O papa Leão XIV nomeou, nesta segunda-feira (2), dom Mário Antônio da Silva como novo arcebispo de Aparecida, no interior de São Paulo.

Até então à frente da arquidiocese de Cuiabá (MT), o religioso assume o posto após a saída de dom Orlando Brandes, que em 2023 solicitou ao papa Francisco sua renúncia ao governo pastoral, em razão da proximidade dos 80 anos.

Nomeação oficial do Vaticano

O anúncio foi feito pela Sala de Imprensa do Vaticano no início da manhã. Segundo o comunicado, o papa Leão XIV aceitou formalmente a renúncia apresentada por dom Orlando Brandes e nomeou dom Mário como novo arcebispo metropolitano de Aparecida.

Com a mudança, o sucessor para a arquidiocese de Cuiabá ainda será indicado.

Aos 59 anos, dom Mário Antônio da Silva é natural de Itararé (SP) e foi ordenado sacerdote em 1991 na diocese de Jacarezinho (PR). Sua trajetória inclui a nomeação como bispo auxiliar de Manaus (2007), nomeação como bispo diocesano de Roraima (2015) e início do episcopado na arquidiocese de Cuiabá (2022). Ele exerceu funções estratégicas, como vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no quadriênio 2019-2023 e é presidente da Cáritas Brasileira, organismo vinculado à CNBB, desde 2025.

O próprio Santuário Nacional de Aparecida, que funciona como catedral arquidiocesana e ao longo de mais de seis décadas, o santuário foi conduzido por dois bispos auxiliares e cinco arcebispos. O último deles, dom Orlando Brandes, passa agora à condição de bispo emérito.

Mais notícias

Ver tudo de IN News