ESPORTE E INCLUSÃO
Atletas cearenses embarcam para circuito internacional e estreia histórica do pickleball adaptado em São Paulo
Por Jussara Beserra - Em 26/05/2026 às 9:46 AM

Ceará leva inclusão e protagonismo ao circuito nacional e internacional – Foto: Arquivo Pessoal
O Ceará desembarca em São Paulo com uma delegação ligada ao desenvolvimento do esporte inclusivo e à ampliação de espaço para novas modalidades. À frente da equipe está Ednardo Oliveira, treinador master da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), especialista em esportes de raquete voltados ao paradesporto junto ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e criador da Metodologia EdCoach, iniciativa desenvolvida há oito anos para formação de atletas no tênis em cadeira de rodas.
Ao lado de Silvio Henrique, Ivo Rodrigues, Miguel e Renato, o treinador participa de uma sequência de competições que conecta o calendário internacional a um momento importante para o paradesporto brasileiro.
O primeiro compromisso acontece entre 28 e 31 de maio, no Parque São Jorge, durante o tradicional torneio ITF de Tênis em Cadeira de Rodas, competição que integra o circuito internacional da modalidade e reúne atletas de diferentes níveis técnicos.

Nas quadras, performance, inclusão e representatividade cearense
Na sequência, a equipe cearense disputa o Campeonato Brasileiro de Pickleball, realizado no Parque Villa-Lobos. A edição marca a entrada oficial da categoria Pickleball em Cadeira de Rodas, movimento que amplia o espaço da modalidade no país.
A delegação cearense chega à capital paulista em um momento de expansão do paradesporto, acompanhando a abertura para novas práticas e posicionando o Ceará nessa movimentação nacional voltada à formação, inclusão e protagonismo nas quadras.
Para Ednardo Oliveira, o crescimento do pickleball acompanha uma mudança de cenário. “O pickleball tem mostrado algo extraordinário: inclusão verdadeira. É um esporte democrático, acessível e capaz de conectar pessoas de diferentes idades, níveis técnicos e condições físicas dentro da mesma quadra. Temos convicção de que ele se consolida como um dos esportes mais inclusivos do mundo”, destaca o treinador.
Os bastidores da preparação, da participação dos atletas e das ações da metodologia podem ser acompanhados pelo perfil @edcoach nas redes sociais.
Mais notícias
Turismo de luxo

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)

























