Promotores de Justiça
Alece enaltece papel da Associação Cearense do Ministério Público – ACMP
Por Oceli Lopes - Em 01/04/2025 às 4:15 AM

Presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, foi o propositor da homenagem. Foto: Dário Gabriel/Alece
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) homenageou, nessa segunda-feira, 31, a atual gestão da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP). A solenidade foi conduzida pelo deputado De Assis Diniz (PT) e atendeu à solicitação do presidente da Alece, o deputado Romeu Aldigueri (PSB).
Fundada em 26 de dezembro de 1942, a Associação Cearense do Ministério Público é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que representa os interesses dos procuradores e dos promotores de Justiça do Ceará.
O deputado De Assis Diniz (PT) abriu a solenidade lendo uma mensagem do presidente, deputado Romeu Aldigueri, aos homenageados. Romeu destaca a importância da Associação na defesa dos direitos e garantias dos associados. “Mesmo com as dificuldades enfrentadas no contexto da pandemia de Covid-19, a gestão atual conseguiu expandir sua atuação, demonstrando resiliência, comprometimento e estratégia”, disse.
De Assis Diniz enalteceu a atuação dos associados do MPCE, ressaltando a relevância do trabalho na defesa do Estado Democrático de Direito. Ele mencionou os atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023 em Brasília e avaliou que a polarização política, da forma como está atualmente, teve início com o golpe militar de 1964.
“São situações que exigem o reconhecimento da democracia e que enfatizam a importância de defendê-la; e nossas instituições, como o MP, devem ser fortalecidas, pois têm um papel fundamental nessa defesa”, disse.
Ao todo, 15 membros representantes de diversos setores da ACMP foram homenageados durante a solenidade, entre eles, vice-presidentes, conselheiros, relações públicas, ouvidores, diretoria de aposentados e pensionistas.
Valorização das carreiras
Representando os homenageados, o presidente da Associação, durante as duas últimas gestões, promotor de Justiça, Herbert Gonçalves dos Santos, destacou o intenso trabalho de valorização das carreiras ligadas ao MP, além da luta constante pela defesa dos direitos e interesses dos servidores. Os próximos passos, de acordo com ele, “devem seguir orientados para uma mudança real na instituição”.
“As próximas gestões devem olhar não apenas para o material humano, mas para a estrutura física e tecnológica, porque compreendemos que, valorizando a instituição, valorizamos o cidadão cearense, que é quem paga os impostos e é o destinatário final do nosso trabalho”, defendeu.
O cidadão, segundo ele, “merece instituições fortes e estruturadas, conforme o que determina a Constituição Federal”.
A solenidade contou com a presença da procuradora de justiça e corregedora-geral do MP, Maria Neves Feitosa; da promotora e presidente eleita da Associação para o biênio 2026/2027, Ana Vládia Gadelha; da diretora de Apoio aos Aposentados e Pensionistas, Fátima Diana Rocha, e do ouvidor-geral da associação, José Evaldo Silva.
Com informações da Alece.
Mais notícias
REFERÊNCIA NACIONAL




























