Tensão cresce

Após julgamento de Bolsonaro, Governo Trump aplica sanções à esposa de Moraes e empresa da família

Por Julia Fernandes Fraga - Em 22/09/2025 às 1:10 PM

Esposamoraes1

Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro Alexandre, entrou na lista de sancionados pelos EUA. Foto: TSE

Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira (22) sanções contra Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A medida foi divulgada no site do Departamento do Tesouro norte-americano e atinge também a empresa Lex – Instituto de Estudos Jurídicos, da qual Viviane e os três filhos do casal são sócios.

As sanções, segundo o documento, bloqueiam eventuais bens e contas de Viviane em território americano e proíbem qualquer transação financeira envolvendo cidadãos ou empresas dos Estados Unidos.

Em julho, Washington já havia sancionado o próprio ministro Moraes com base na Lei Magnitsky, que prevê punições a estrangeiros acusados de “prisões arbitrárias” e “restrições à liberdade de expressão”. À época, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, afirmou que Moraes atua como “juiz e júri” em uma “caça às bruxas ilegal” contra cidadãos e empresas brasileiras e americanas.

“Moraes é responsável por uma campanha opressiva de censura, detenções arbitrárias que violam os direitos humanos e processos politizados – inclusive contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. A ação de hoje deixa claro que o Tesouro continuará a responsabilizar aqueles que ameaçam os interesses dos EUA e as liberdades de nossos cidadãos“, declarou Bessent. 

Contexto político

A medida é vista como parte da estratégia de retaliação do governo Trump após a condenação de Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado. Alexandre de Moraes é relator das ações no STF que investigam o ex-presidente.

A decisão amplia a tensão diplomática entre os dois países. Autoridades do Itamaraty ouvidas pela TV Globo sob anonimato consideram a aplicação da Lei Magnitsky uma “escalada” e um recado de que os EUA exigem impunidade total para Bolsonaro.

Além de Viviane Barci, segundo a agência Reuters, os vistos de outras autoridades brasileiras também foram revogados, incluindo o do advogado-geral da União, Jorge Messias. 

O que é a Lei Magnitsky

Criada em 2012 durante o governo de Barack Obama, a Lei Magnitsky foi inicialmente destinada a punir autoridades russas envolvidas na morte do advogado Sergei Magnitsky.

Em 2016, seu alcance foi ampliado para permitir sanções contra qualquer pessoa acusada de corrupção ou violações de direitos humanos, e desde então passou a ter aplicação global. 

As punições incluem bloqueio de bens, contas bancárias e proibição de entrada nos EUA. As medidas podem ser adotadas por ato administrativo, sem necessidade de decisão judicial, com base em relatórios internacionais, imprensa ou testemunhos.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder