Patrimônio dos cearenses

Após ser levado ilegalmente para a Alemanha há 30 anos, fóssil Ubirajara jubatus está de volta ao Ceará

Por Redação IN Poder - Em 15/06/2023 às 5:20 PM

230614 Apresentacao Fossil Ubijara Jubatus Cg0236 2 768x513

Foto: Divulgação / Governo do Ceará

“Ele é seu l. E de todos os cearenses”, afirmou o diretor do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, localizado no município de Santana do Cariri, Allyson Pinheiro, para o jovem Bernardo Rodrigues, 9. Entusiasta dos dinossauros, o estudante presenciou, nesta quarta-feira, 14, a apresentação do fóssil Ubirajara jubatus por parte do Governo do Ceará para a população.

Repatriado oficialmente ao Brasil na última segunda-feira, 12, o fóssil Ubirajara jubatus foi levado para a Alemanha ilegalmente há quase 30 anos. Ele é a primeira espécie não-aviária de dinossauro encontrada com material semelhante a penas preservado na América Latina, sendo considerada um marco na Paleontologia.

A solenidade comandada pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), também contou com a presença da titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Sandra Monteiro; do vice-reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Carlos Kleber; do secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Inácio Arruda; do prefeito de Santana do Cariri, Samuel Werton; entre outras autoridades.

Elmano de Freitas comemorou o retorno do patrimônio cearense, enfatizando a importância da sua presença no Ceará. “Quero agradecer ao apoio do Governo Federal, de todos que fazem a Urca, a Paleontologia. A todos que se movimentaram para que pudéssemos ter novamente o fóssil em nosso estado. O local desse fóssil é onde ele viveu, no Cariri Cearense”, disse o governador.

                                                                                                                                                                                                                            Com informações do Governo do Ceará

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder