RESPONSABILIDADE SOCIAL

Assembleia Legislativa lança plataforma de transparência e será agraciada com o Selo TCE Ceará Sustentável 2020-2021

Por Marcelo - Em 15/12/2021 às 8:18 PM

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará lançou nesta quarta-feira (15), a plataforma Assembleia + Transparente, que objetiva aperfeiçoar e ampliar os mecanismos de divulgação de informações de interesse público. Sempre com eficiência e transparência nos processos que envolvem os trabalhos do Parlamento. Também foi apresentado o resultado do Planejamento Estratégico Alece 2030, realizado com a Fundação Dom Cabral.

Evandro Leitão disse que a Assembleia quer estar mais perto da população      Foto: Divulgação

A Assembleia + Transparente trará para a rotina de serviços da Assembleia três ferramentas: Portal da Transparência, Ouvidoria Parlamentar e a classificação de informações. “O Poder Legislativo precisa atualizar as suas ferramentas para dar transparência às suas ações de forma constante. Essa plataforma referenda a Assembleia Legislativa como instituição que é transparente e que quer estar cada vez mais próxima da população cearense”, disse o presidente da Casa, Evandro Leitão.

A Ouvidoria Parlamentar será o canal responsável pela interlocução entre a sociedade e o Poder Legislativo, no sentido de atuar como meio de transparência passiva, recebendo pedidos de acesso à informação, além de colher manifestações diversas dos cidadãos, como críticas, elogios, denúncias, reclamações e sugestões.

Responsabilidade social

A Assembleia Legislativa, por meio do Comitê de Responsabilidade Social, é uma das instituições premiadas com o Selo TCE Ceará Sustentável 2020-2021, outorgado pelo Tribunal de Contas do Estado. A solenidade de premiação acontecerá amanhã, às 10 horas, no Plenário do Edifício Antônio Coelho, sede do Tribunal. O Selo TCE Ceará Sustentável é uma forma do órgão fiscalizador reconhecer instituições que se preocupam e investem na responsabilidade socioambiental e que façam a adesão à Política de Sustentabilidade do TCE.

A primeira-dama da Assembleia e idealizadora do Comitê de Responsabilidade Social, Cristiane Leitão, destaca que o Selo reconhece a importância do trabalho que a Casa Legislativa vem desenvolvendo nas áreas de sustentabilidade e responsabilidade social, iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A Assembleia Legislativa já foi agraciada com o Selo TCE Ceará Sustentável em 2019, momento em que foram reconhecidas ações da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O prêmio na edição 2020-2021 reforça assim o trabalho contínuo e qualificado que aquela Casa vem realizando na área da sustentabilidade.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder